Fotografia por: Streams Charts

A Streams Charts tem seguido as tendências do mercado das streams e chegou a conclusões interessantes quanto à luta entre a Twitch e o YouTube. À RTP Arena, Nazar Babenko, Product Manager na Streams Charts, deu algumas declarações que dão que pensar.

É um ponto quase garantido que a Twitch é a plataforma central do mundo do streaming, mas pelos vistos esta liderança dá-se apenas numa vertente. Segundo o que a Streams Charts, uma plataforma online de análise de dados de transmissões digitais, concluiu, o YouTube lidera fora do gaming.

Esta liderança é geral e dá uma vantagem de 10 mil milhões de horas vistas a mais na plataforma de vídeo da Google contra a plataforma da Amazon. A vantagem na vertente do gaming, contudo, é notável pela Twitch, mas a diferença está a diminuir de trimestre para trimestre.

Notavelmente, o YouTube tem subido nas tendências dos espectadores, vendo um crescimento superior a 20% entre o primeiro e o segundo trimestre de 2024. Em sentido oposto segue a Twitch que caiu quase 12% no mesmo período.

Comparação YouTube/Twitch entre abril e junho de 2024.

A explicação para a quebra da Twitch, contudo, tem uma razão apontada pela Streams Charts. Esta plataforma está de regresso à sua média normal depois de ter visto uma quantidade de conteúdo produzido inflacionada no primeiro trimestre do ano.

Nazar Babenko, Product Manager na Streams Charts, aponta alguns pontos e equívocos na leitura das plataformas de um ponto de vista do espectador. Numa declaração dirigida à RTP Arena para explicar o estado atual do mercado do streaming, Nazar disse:

No mundo atual do streaming, é comum ouvir a frase, ‘Pensava que a Twitch era #1’, mas isso só é real para o conteúdo relacionado com videojogos. Quando falamos de conteúdo não-gaming, o YouTube continua a liderar o mercado do streaming, ultrapassando a Twitch em mais de 10 mil milhões de horas vistas no último trimestre.

Entretanto, a percentagem de horas vistas de conteúdo gaming no YouTube aumentou 33% entre trimestres. O fosso entre o conteúdo gaming do YouTube e da Twitch (com o conteúdo puramente de jogos a representar 81.5% do total da Twitch) reduziu para quase metade relativamente ao trimestre passado com uma diferença de agora apenas 1.45 mil milhões de horas vistas (comparado aos 2.73 mil milhões de diferença no primeiro trimestre).

O desenvolvimento significativo da competição deve incentivar a Twitch a melhorar. O YouTube continua a ganhar força devido ao seu melhor sistema de recomendações e à variedade de conteúdo não-gaming. Além disso, o último trimestre indica que o domínio da Twitch no conteúdo gaming já não é sustentável.

Dados brutos do YouTube no segundo trimestre de 2024.

Segundo a Streams Charts, as maiores categorias do YouTube foram o Entretenimento, Notícias e Política, e Gaming. Fora do conteúdo convencional de TV, a plataforma teve ainda várias ações e conteúdos diversos como a Kings World Cup 2024 e a Eurovision Song Contest 2024 que ajudaram a manter o crescimento estável no segundo trimestre do ano.

Na área de Gaming foram eventos como o VCT 2024: Masters Xangai e o Mid-Season Invitational 2024, ambos da Riot Games, que juntamente com a MPL de Mobile Legends: Bang Bang, ajudaram a expandir a plataforma nesta direção.

Dados brutos da Twitch no segundo trimestre de 2024.

A plataforma especializada aponta ainda que esta tendência poderá ditar uma viragem da liderança das streams de gaming até ao final do ano. Caso se mantenha a tendência, o YouTube Gaming deverá ultrapassar a Twitch até ao final do ano no ocidente.

Em países como Indonésia, Tailândia e outras regiões do sudeste asiático, a tendência de mudança já se comprovou. O mesmo sucedeu na Coreia do Sul quando a Twitch decidiu terminar as suas operações no país.

No terceiro trimestre, contudo, deveremos ver um aumento da Twitch impulsionado pelo sucesso do evento de Ibai Llanos: La Velada del Año IV. Este evento bateu o recorde de espectadores da Twitch no passado dia 13 de julho perante um Estádio Santiago Bernabéu completamente lotado.

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