Fotografia por: Colin Young-Wolff/Riot Games

A Riot Games anunciou várias alterações aos seus maiores torneios de League of Legends. Worlds e Mid-Season Invitational são os grandes visados destas mudanças.

Mudar o cenário competitivo tem sido o foco da Riot Games para o League of Legends em 2023 que começou com a alteração das ligas regionais e ERLs, estendeu-se ao sistema de ranking e agora ataca os maiores torneios. As grandes competições de League of Legends vão passar por uma renovação para melhorar a competitividade.

Tanto o League of Legends Worlds Championship 2023 como o Mid-Season Invitational vão receber alterações aos seus formatos para permitir uma competição mais justa. Outro dos pontos fulcrais das alterações é aumentar a quantidade de duelos diferentes que acontecem durante os eventos e aumentar a importância dos mesmos para reduzir nos jogos sem relevância, como é o caso dos jogos onde já não há nada a perder ou a ganhar.

O MSI 2023, que decorrerá em Londres, terá mais equipas a participar, passando de 11 para 13 no total. A LCK, LPL, LEC e LCS vão, cada uma, enviar duas equipas para a competição, ao passo que a LLA, CBLOL, PCS, VCS e LJL apenas enviam uma equipa.

As duas equipas da LCK começam diretamente na fase de playoffs, dado que a região detém neste momento o título de campeã do mundo. As melhores equipas da LPL, LEC e LCS seguem também para os playoffs, ao passo que as segundas classificadas destas regiões vão discutir os play-ins com as representantes das restantes ligas.

A competição passará agora a ter duas fases distintas e apresenta um formato de dupla eliminação. Na primeira fase, os play-ins, oito equipas serão divididas em dois grupos iguais. Os vencedores das árvores de eliminação de dupla e o vencedor do last chance game passarão aos playoffs.

As 3 equipas juntam-se às restantes cinco equipas diretamente classificadas para os playoffs onde irão jogar mais uma árvore de eliminação dupla em séries à melhor de cinco.

Quanto aos Worlds, que regressam à Coreia do Sul, as mudanças são mais específicas e aumentam a duração da competição. O evento contará com 22 equipas no total e introduzirá uma nova forma de qualificação, a Worlds Qualifying Series.

Esta fase do torneio começará por integrar apenas a LCS e o LEC. As quartas classificadas de cada uma dessas regiões irão enfrentar-se num duelo à melhor de cinco jogos para apurar qual das regiões garante mais uma vaga no grande evento. Apesar de inicialmente apenas contar com duas regiões, o objetivo da Riot será integrar novas ligas neste desafio.

Oito equipas irão disputar o habitual play-in com duas equipas do VCS e do PCS e apenas as melhores equipas das ligas LLA, CBLOL e LJL. A vencedora da WQS ficará com a última vaga nesta fase. O play-in será jogado em duas árvores de eliminação dupla de onde apenas duas equipas passarão à fase seguinte.

A fase de grupos do evento principal foi substituída por um formato suíço que irá promover mais duelos de relevo para os fãs e aumentar o peso de cada jogo. Esta fase terá cinco rondas e as equipas irão jogar entre si até que consigam 3 vitórias e avancem para os playoffs, ou, 3 derrotas e sejam eliminadas.

Antes da primeira ronda os duelos iniciais serão aleatoriamente definidos entre as 16 equipas participantes. Tanto os jogos de eliminação como de apuramento serão transformados em séries à melhor de três duelos, todos os restantes serão jogos únicos.

Os playoffs serão disputados entre as oito melhores equipas da ronda anterior e manterão o formato de eliminação única com disputas à melhor de cinco jogos.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB