Durante a Game Developers Conference 2019, a Google, keynote do evento, apresentou aquela que promete ser a revolução na maneira como jogamos.

O Stadia, como a marca lhe chama, é um serviço de gaming em streaming que será acessível a todos os bolsos segundo a Google. A data de lançamento deste serviço é já para este ano e em teoria qualquer dispositivo electrónico com capacidade de correr o Google Chrome conseguirá correr, por exemplo, Doom Eternal em resolução 4k e a 60 frames  por segundo.

Esta serviço funciona em formato cloud, à semelhança do serviço oferecido pela Nvidia, em que os jogos estão a correr em servidores dedicados da Google ao invés de utilizarem o hardware em que estão a ser apresentados. Este formato, sendo um produto integrado Google, significa que tablets, telemóveis e até televisões que tenham o sistema Android poderão apresentar o serviço.

Segundo Phil Harrison, vice-presidente da Google, o lançamento do serviço permitirá aos jogadores desfrutar de uma experiência com resolução de 4k, um limite de 60fps, som surround e suporte a HDR. No futuro o serviço passará a oferecer resoluções até 8k e 120 fps. Ficou também a promessa da Google de um futuro formato de cross-play entre plataformas.

Ainda no mesmo anúncio foi revelado que qualquer controlador de jogo existente poderá ser utilizado para jogar os títulos presentes no serviço. A Google irá no entanto lançar o seu próprio controlador: o Google Stadia Controller com um botão de assistência Google dedicado que permite aos jogadores verem truques e lerem dicas para ultrapassar as partes mais difíceis nos seus jogos os seus jogos.

Para além dos aspectos técnicos, a Google revelou estar a trabalhar com a Unreal e com a Unity para o desenvolvimento desta plataforma e dos seus futuros conteúdos.

Numa nota secundária, ficou o anúncio oficial de que a Google irá começar a produzir videojogos através do seu recém lançado estúdio, Stadia Games and Entertainment, liderado pela ex-chefe de desenvolvimento da Ubisoft e da Electronic Arts, Jade Raymond.

Ficou por falar o impacto que este sistema terá no mundo dos desportos electrónicos. Mais informações deverão ser lançadas durante e após a conferência que tem fim marcado para o próximo dia 22 de Março.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB