Imagem de Valve esclarece caso polémico que pode valer desqualificação do Major
Fotografia por: VaKarM

A Valve esclareceu esta semana a possibilidade de desqualificação caso um atleta esteja presente em dois lineups no VRS aquando do lançamento dos convites para o Major.

Um artigo publicado esta quinta-feira por Milan “Striker” Švejda na HLTV deu conta da dúvida sobre o possível caso de um jogador estar presente no VRS em duas equipas diferentes durante o lançamento dos convites para o Major.

A alteração às regras após o BLAST.tv Austin Major que obrigam as equipas a apresentarem exatamente as mesmas peças que constam na classificação do Valve Regional Standings apenas permitem alterações aos substitutos e treinador.

Mas a dúvida surgiu na sequência da passagem de “EliGE” para a Liquid. O atleta oriundo da FaZe foi obrigado a jogar vários oficiais para que o seu nome fosse atualizado no VRS antes do prazo limite.

Assim, o editor do site especializado em Counter-Strike levantou a questão: O que aconteceria se um jogador aparecesse várias vezes na lista do VRS ao qualificar-se para o Major?

A Valve acabou por endereçar um email ao jornalista com o esclarecimento. E a regra é clara: Se um jogador estiver registado em várias equipas, apenas uma dessas pode aceitar o convite pra o Major – visto que os lineups devem ser aos das equipas convidadas.

O regulamento aponta para a obrigatoriedade de uma equipa abdicar do convite para o principal evento da temporada caso um destes casos se dê.

O jornalista acaba por levantar questões de integridade e ligadas à possibilidade de alguns clubes agirem de má fé e tentarem acionar cláusulas de compra por jogadores rivais.

A Valve ainda não prestou qualquer esclarecimento ou alteração à regra no caso deste tipo de situações acontecerem no atual panorama competitivo.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB