Fotografia: HLTV

A Valve anunciou o seu livro de regras unificado para todos os Majors de CS:GO, confirmando a existência de alterações na qualificação para os mesmos.

No mesmo dia em que foi anunciado o próximo Major na Antuérpia, a produtora do jogo decidiu clarificar e divulgar as regras suplementares que são impostas pela própria a todos os organizadores que escolhe para produzir os seus torneios.

Enquanto o livro de regras é redigido pelo organizador, a Valve reconhece que os seus eventos patrocinados já foram alvo de inconsistências que pretende agora eliminar, consolidando num só documento todas as regras que necessitam ser uniformes.

No extenso documento que toca nas “Obrigações do Organizador do Torneio”, “Participantes”, “Formato”, “Especificações Técnicas”, “Regras e Proceedimentos” e nas “Tarefas pós-evento”, a produtora confirma a junção de regiões para os RMRs.

Desde o início desse novo processo de qualificação que começou com o ESL One Rio 2020, as regiões Europa, CIS, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceânia existiram com o intuito de distribuir as 24 vagas no evento, havendo agora novidades.

Tal como avançado previamente pela HLTV, eventos LAN serão utilizados para disputar os RMRs em 3 regiões: Europa, América e Ásia, havendo cinco regiões caso seja necessário a sua disputa online: Europa, Ásia, Oceânia, A. Norte e A. Sul.

Regiões com mais de oito vagas (como é o caso da Europa, agora unida com o CIS) irão ser divididas em grupos de oito ou menos, para que cada um possa ser resolvido num formato suíço de 16 equipas (p.e: Europa #1, Europa #2).

Eis as vagas de cada região para o PGL Major Antuérpia:

Região

Legends

Challengers

Contenders

Europa 1 4 2 2
Europa 2 3 4 1
America 1 2 3
Asia 2
Total 8 8 8

As regiões Europa 1 e Europa 2 não serão formadas com recurso a dados geográficos, confirmando que equipas da região CIS deverão estar presentes em ambos. Relativamente à região, a mesma é definida pela cidadania dos seus jogadores.

Em caso de empate nas nacionalidades, a equipa pode escolher em qual das regiões pretende participar. Ainda no documento, é possível verificar que o formato do Major permanece inalterado, havendo 4 possibilidades para os RMRs:

1-2 Convites: Grupo GSL de 4 equipas, jogos BO3
3-4 Convites: Árvore de eliminação dupla com 8 equipas, jogos BO3
5 a 8 Convites: Árvore suíça de 16 equipas com deciders (p.e: apuramento do 5º lugar), jogos BO3
9 ou mais Convites: Equipas divididas por ranking, grupos resultantes utilizam um dos outros formatos consoante o número de convites

Neste último ponto, a Valve pretende assegurar que os grupos possuem um nível semelhante, dando o seguinte exemplo para a Europa com 9 equipas convidadas e 2 grupos:

  • Seeds 1, 3, 5, 7, 9 jogam o grupo “Europa 1” com uma árvore suíça
  • Seeds 2, 4, 6, 8 jogam o grupo “Europa 2” com uma árvore de eliminação dupla de 8 equipas

O documento completo está disponível para consulta aqui.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

PUB