Más notícias podem estar a caminho das organizações polacas que integram a Ultraliga já na próxima temporada de 2024.
Depois de ter sido uma das ligas dominantes durante vários anos, a Ultraliga pode estar à beira de ver a sua importância na região EMEA diminuída. A liga polaca de League of Legends está em risco de perder a sua acreditação e ficar ao nível da portuguesa WGR LPLOL.
Esta notícia chega pelas palavras de Alejandro “Anonimotum” Gomis, repórter do portal Blix, que revelou que esta será mesmo a intenção da Riot Games em 2024. A revelação chega numa altura em que se especulam possíveis novas mudanças no formato do EMEA Masters que já foi alterado no início deste ano.
Sources: Ultraliga 🇵🇱 is expected to lose its accreditation in 2024.
If it happens, it will become an 8-team league and the EMEA masters slots will be redistributed.
Riot is already studying a format change for EMEA Masters 🇪🇺 for 2024
Read @blix_gg ⬇️https://t.co/ZmB4X5QEeD
— Alejandro Gomis (@anonimotum) October 2, 2023
A perda da acreditação para uma ERL (European Regional League) traz várias desvantagens para a competição e para as suas integrantes. Uma das desvantagens é a redução do valor pago anualmente pela Riot Games para a gestão da liga, mas não só.
Uma liga acreditada conta com 10 participantes, ao passo que uma liga não-acreditada apenas tem 8. As vagas de acesso ao EMEA Masters também serão reduzidas e posteriormente redistribuídas pelas regiões acreditadas.
Até ao EMEA Masters Summer de 2023, a Ultraliga contava com 2 vagas diretas no Main Event da competição regional. Infelizmente, as equipas polacas nunca saíram da fase de grupos do evento, tanto no Spring, como no Summer Split, mostrando dificuldades em bater-se contra regiões teoricamente mais fracas. Um destes exemplos foi durante o caminho histórico da portuguesa GTZ Esports que venceu por duas vezes a campeã da Ultraliga, algo que muitos diriam ser impensável até 2023.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.