A decisão faz parte de uma grande reestruturação da empresa, que resultou também no cancelamento de outros cinco projetos.
Após anos de desenvolvimento conturbado, a Ubisoft cancelou oficialmente o aguardado remake de Prince of Persia: The Sands of Time. A editora justificou a medida afirmando que o jogo não atingiu os novos critérios de qualidade e priorização do grupo.
Este é o ponto final numa saga de desenvolvimento que arrancou problemática logo após o anúncio do jogo em 2020. O estilo visual datado foi amplamente criticado pelos jogadores na altura e a data original de lançamento prevista para janeiro de 2021 acabou rapidamente adiada para março, antes de ser adiada indefinidamente.
O desenvolvimento deste jogo ainda saltou de mãos da Ubisoft Montreal, os criadores originais, para os estúdios da empresa na Índia, onde tudo foi apagado e recomeçado do zero com novos gráficos, mecânicas e animações. Apesar do esforço e de passados 6 anos, o jogo acabou mesmo por ser abandonado como parte de uma maior reestruturação da empresa.
Para além do Prince of Persia, outros 5 jogos foram cancelados, incluindo 3 novos IPs e um jogo mobile que nunca chegarão a ver a luz do dia.
Esta reestruturação traz também 5 novas “casas criativas” dentro da empresa:
- Casa 1 (Vantage Studios), focada em escalar e estender as maiores franquias da Ubisoft e transformá-las em marcas multimilionárias anuais;
- Marcas: Assassin’s Creed, Far Cry, Rainbow Six;
- Casa 2 dedicada a criar jogos de tiros competitivos e cooperativos;
- Marcas: The Division, Ghost Recon, Splinter Cell;
- Casa 3 criada para trabalhar experiências dinâmicas e “vivas”;
- Marcas: For Honor, The Crew, Riders Republic, Brawlhalla, Skull & Bones;
- Casa 4 destinada a criar mundos de fantasia imersivos e universos narrativos;
- Marcas: Anno, Might & Magic, Rayman, Prince of Persia, Beyond Good & Evil;
- Casa 5 focada em reconquistar uma posição no cenário casual e para toda a família.
- Marcas: Just Dance, Idle Miner Tycoon, Ketchapp, Hungry Shark, Invincible: Guarding the Globe, Uno, Hasbro.
Apesar do cancelamento de Sands of Time, a Ubisoft tentou tranquilizar os fãs sobre o futuro da saga: “O universo e o legado de Prince of Persia continuam a ser profundamente importantes para nós, e esta decisão não significa que nos estejamos a afastar da franquia.“
— Prince of Persia™ (@princeofpersia) January 21, 2026
Lê as últimas novidades dos esports aqui.