A Vice descobriu um objeto peculiar numa das imagens do serviço de relações públicas do exército ucraniano: uma Steam Deck.
A nova consola portátil da Valve é uma plataforma útil, equipada com o sistema operativo Linux, e já está a ser utilizada para outras funcionalidades para além dos videojogos. O exército ucraniano está aparentemente a utilizar este equipamento para controlar torres automáticas de metralhadora.
Estes sistemas de controlo de armas à distância com recurso a dispositivos portáteis são terreno comum em muitos jogos de guerra moderna e futurista. Tal como nas suas contrapartes virtuais, estas armas de controlo remoto permitem controlar o terreno sem a presença de soldados nas imediações. Estas armas podem ser colocadas diretamente no terreno ou utilizadas em carros de combate.
No vídeo da TRO Media é possível ver este sistema em ação:
Segundo as informações que a PC Gamer conseguiu apurar, as Steam Decks foram repropositadas para controlar as torres Shablya (palavra ucraniana para sabre). Através das consolas, os militares ucranianos conseguem controlar, ver o terreno com recurso a câmeras e disparar as torres a partir de distâncias seguras (cerca de 500 metros).
O preço e a versatilidade desta consola portátil são grandes vantagens que promovem a sua utilização. Quem o diz é Aric Toler, investigador da Bellingcat, em declarações à PC Gamer.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.