Sofia “Soficious” já não é estranha à análise de acessibilidade nos videojogos, e decidiu lançar uma nova iniciativa onde pode ajudar criadores de videojogos, e não só, a adaptarem as suas obras para mais pessoas.
A criadora de conteúdo Soficious lançou uma nova iniciativa para colmatar uma insuficiência que descobriu no cenário português de desenvolvimento de videojogos. Sofia percebeu ao longo dos anos a criar conteúdo especializado na acessibilidade dos videojogos que o tema é várias vezes ignorado quando se fala de jogo em Portugal.
Em declarações à RTP Arena, a Sofia explicou-nos a sua ligação à àrea: “Acessibilidade sempre esteve presente no meu conteúdo e na minha vida profissional como desenvolvedor. É-me algo intrínseco e muito importante. No entanto, não é uma temática particularmente falada e em Portugal é praticamente inexistente, algo notório quando comecei a criar conteúdo na Twitch e não só.
A acessibilidade não é fácil, tanto a nível técnico, como a nível de conhecimento e é necessário que esse conhecimento seja partilhado, que os desenvolvedores de jogos tenham alguém que os consigam ajudar a “navegar” e a implementar as funcionalidades e opções, bem como a normalizar a sua presença nos videojogos.”
I have an announcement to make!
Game devs, studios or publishers, I have officially launched AltAccess, my Accessibility Consultancy project. I’m currently open to free consultations to any of you that wish to move forward with accessibility options in your upcoming video games.
— WAKE ME UP ON 31 OCTOBER LOVELIES (Soficious) (@Soficious_) August 28, 2024
Com uma larga experiência a analisar jogos e a forma como são adaptados para todo o tipo de pessoas, a criadora avançou com a iniciativa AltAccess. Esta iniciativa assenta num projeto de consultoria que permite a desenvolvedores de videojogos procurar uma opinião e análise especializada para “avaliar” e ajudar a criar ferramentas para adaptar novos títulos ao máximo número de jogadores possíveis.
A Sofia explicou-nos, para além do propósito, a necessidade e a intenção com o projecto: “O AltAccess surgiu com esse propósito: não só trazer a temática para a mesa, como também criar os meios e recursos especializados para que os estúdios consigam tornar os seus jogos mais acessíveis, num mundo onde é cada vez mais necessário (I Care About Accessibility and You Should Too).
É o meu projeto de consultoria, inovador cá em Portugal, e que faz todo o sentido, considerando o meu conhecimento e a necessidade da sua existência.
A intenção é conseguir ajudar todos os profissionais da indústria, sejam eles só um desenvolvedor ou estúdios de maior dimensão, sejam nacionais ou internacionais, a tornarem os seus jogos mais acessíveis, a implementarem as suas ideias sem negligenciar a sua ideia e visão criativa e possibilitando um um maior e potencial número de jogadores a usufruírem desta cultura que tão acarinhada é por todos nós, bem como criar raízes para que a acessibilidade esteja cada vez mais presente e seja cada vez mais normal nos jogos e que se criem mais oportunidades destas, seja a nível nacional como internacional. Num futuro ideal, será uma temática abordada logo no início da educação de futuros desenvolvedores, bem como presente também no planeamento e design dos jogos.“
O AltAccess foi lançado no dia 28 de agosto, contando com um site online onde podem encontrar mais informações sobre o projecto, correr pelo portfólio da Sofia e estabelecer contactos para mais informações. Podes encontrar tudo aqui.
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