A Sega of America assinou um acordo histórico para a indústria dos videojogos nos Estados Unidos da América.
Avançado por Jason Schreier, da Bloomberg, um grupo de trabalhadores sindicalizados conseguiu chegar a um acordo pela melhoria das suas condições de trabalho com a Sega of America, a divisão norte-americana da japonesa Sega.
Este é um acordo histórico entre ambas as partes, dado que nunca antes foi assinado um acordo sindical com uma grande empresa na indústria dos videojogos nesse país. O acordo irá beneficiar cerca de 150 trabalhadores em diversos departamentos.
Unionized workers at Sega of America have ratified a contract that gives them guaranteed raises, just cause, and other benefits. It’s the first union contract at a major U.S. gaming company — a milestone that may accelerate organization across the industry https://t.co/9Buhyzxb4j
— Jason Schreier (@jasonschreier) March 27, 2024
De um grosso modo, a Sega comprometeu-se a aumentar gradualmente estas pessoas durante os próximos 3 anos em percentagens de 4%, 3% e 2,5%, respetivamente. O acordo adiciona ainda outros direitos laborais que não existem no país da América do Norte, como a notificação prévia de despedimento e o pagamento de uma indemnização de pelo menos duas semanas, mas limitada a oito.
A Bloomberg, e o público geral, aproveitaram para lembrar o passo certo dado numa altura de alta instabilidade na indústria. Só em 2024 mais de 15 mil trabalhadores já foram despedidos em grande produtoras de videojogos em todo o mundo.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.