A plataforma de conversa norte-americana, Discord, está em risco no território russo por conter “conteúdo ilegal”.
Um report da Reuters, acompanhado de notícias em primeira mão de outras plataformas dentro e fora da Rússia, dá conta dos planos do governo do país para bloquear o Discord nos próximos dias.
Segundo as notícias avançadas, a acusação baseia-se na presença de “materiais ilegais” na plataforma, que o país exige que sejam eliminados. Os tais materiais correspondem, segundo o comunicado do governo, a pornografía infantil, extremismo, envolvimento de menores em atividades ilegais, incentivos ao suicídio, propaganda LGBT e conteúdo pró-drogas.
Na passada segunda-feira um tribunal de Moscovo já tinha condenado o Discord a pagar uma multa de 3,5 milhões de Rublos, algo como 37,6 mil euros, por não bloquear o acesso a estes conteúdos às crianças russas.
Estima-se que o Discord tenha cerca de 30 a 40 milhões de utilizadores na Rússia, o que equivale a cerca de 4% da massa total de utilizadores da plataforma.
Analistas preveem que a plataforma seja bloqueada oficialmente nos próximos dias no país, contudo, desde dia 20 de setembro que já foram reportadas várias quebras do serviço na Rússia, com vários utilizadores a reclamar que têm de utilizar VPNs para aceder à plataforma.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.