Durante a conferência “ZX Spectrum em Portugal” foram anunciados dois documentários com lançamento apontado para 2024.
No início de junho realizou-se a 1ª Conferência ZX Spectrum em Portugal, no âmbito do evento Street Gaming Cantanhede. Durante esta conferência promovida pelo Museu LOAD ZX Spectrum, foram revelados dois projetos de documentários com data de lançamento apontada para 2024.
As duas peças audiovisuais estão a ser criadas numa parceria com a Galgo Filmes e com a RTP. Os dois projetos são distintos mas partilham o tema do ZX Spectrum e da sua importância e impacto em Portugal:
- O primeiro tem o título provisório de “TIMEX: Uma revolução por contar“, e falará sobre a criação e o impacto da fábrica TIMEX em Almada;
- O segundo será uma minissérie de quatro episódios em conjunto com o Museu LOAD ZX sobre o impacto que o ZX Spectrum teve a partir da geração de 80 em Portugal e no Mundo, intitulado provisóriamente de “ZX Spectrum: De 1982 a mais além“.
Pedro Ramalho, um dos fundadores da Galgo Filmes, revelou a importância de falar sobre este computador e sobre os seus efeitos: “As ‘réplicas’ destas revoluções sentem-se nos dias de hoje e a nossa missão é contar estas histórias de maneira que cheguem ao maior número de pessoas possível.“, referindo-se ao impacto duradouro do ZX Spectrum.
Já o curador deste museu, João Diogo Ramos, reafirmou a importância do seu trabalho no Museu LOAD ZX: “os trabalhos com a Galgo e RTP são a cereja no topo do bolo e confirmam que há um imenso interesse pelas temáticas do Museu LOAD ZX“.
Para além deste anúncio, a conferência contou com vários ilustres que foram pioneiros no início de vida do ZX Spectrum em Portugal. Estiveram presentes antigos e atuais diretores de várias empresas responsáveis por este fenómeno que revolucionou a informática em Portugal.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.