Fotografia por: Riot Games/Michal Konkol

A Riot Games vai aproximar o modelo das suas principais ligas profissionais de League of Legends ao VALORANT Champions Tour.

Foi emitido há pouco um anúncio de John Needham, presidente de esports da Riot Games para League of Legends e VALORANT, onde a marca fala sobre alterações substanciais ao formato das suas principais competições. LCK, LEC e LCS vão ter modelos de negócio totalmente novos e a 4ª parte do Big 4, a LPL, também deverá ver alterações no futuro, mas que ainda estão em negociações.

Segundo o anúncio, a Riot apresentou muito com o VALORANT Champions Tour e dadas as circunstâncias atuais da indústria, que a marca garante estar já em recuperação, sente que é altura de ajustar a realidade das principais competições do jogo.

Em cima da mesa está a vontade de trazer novas formas de receitas para as equipas, como existe no VALORANT, onde a venda de artigos temáticos reverte a favor das organizações. Com isto, a marca quer afastar-se da necessidade destas obterem patrocinadores num mercado que em situação de pós-COVID encolheu, levando a várias falências e problemas financeiros nas maiores equipas.

Sustentabilidade é a palavra do dia neste extenso anúncio que trará ainda um modelo de parceria idêntico ao existente no VCT, afastando-se do modelo de franchise atual.

No modelo atual, as equipas pagaram em média 10 milhões de dólares para participar na liga, e recebem 50% de todas as receitas feitas por essa mesma competição. A maior parte destas receitas provêm de patrocinadores, que se afastaram do cenário durante o “inverno dos esports”. Como a Riot revela, infelizmente, esta dependência dos patrocinadores criou um problema quando estes se afastaram e gerou um bloqueio ao crescimento, dado que as receitas estagnaram e os custos de operação continuaram a aumentar.

O futuro do LoL Esports

Para apoiar as equipas e manter o interesse destas em participar nas competições de League of Legends, a marca vai criar novos incentivos. A empresa vai criar um novo fundo de receitas global, Global Revenue Pool (GRP), que vai recompensar todas as equipas de Tier 1 de várias formas.

  • Em primeiro lugar, 50% deste GRP será distribuído por todas as equipas Tier 1 de forma igual;
  • No segundo ponto, equivalente a 35% do GRP, a distribuição será baseada em performance competitiva, tendo em conta ligas regionais e competições internacionais;
  • O último ponto, de 15% do GRP, será distribuído tendo em conta o alcance das equipas, contando para isso, alcance de jogadores, ligas e marcas.

Este GRP será alimentado através de conteúdo digital no jogo (skins, emotes, ícones, etc…) que seja temático de esports. Para ajudar a este ponto, a Riot vai também aumentar a quantidade de lançamentos de cosméticos desta temática de forma a dar mais oportunidades de aumentar o GRP.

Por fim, como última forma de aumentar o GRP, 50% de todas as receitas da Riot Games com o LoL Esports serão adicionadas ao bolo, assim que a marca cubra o investimento anual planeado para o jogo.

Estas novidades financeiras vão entrar em vigor apenas em 2025 de forma a melhorar a sustentabilidade do maior esport do mundo.

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