Ramiro “Teodosius” Teodósio vai ser responsável por uma crónica semanal na RTP Arena.
Neste primeira crónica, o tema é: O Apelo à Comunidade e as Três Frentes ou mais…
Quando assisto a eventos de eSports em Portugal por vezes assusto-me e quase que surge um “meme” do John Travolta confuso.


O primeiro desafio desta crónica tinha uma outra temática, mas atendendo à proximidade de diversos eventos optei por abordar este tema primeiro.
Ora bem, de um lado temos jogadores, de outro temos os clubes de eSports/as “organizações”/as “páginas de Facebook”/as “coisas” e de outro temos a comunidade a pedirem torneios… Ou.. Será que temos mesmo? Os números umas vezes revelam isso, e muitas outras não.
Portugal é caso de estudo em diversas áreas, e esta é uma delas. Tanto temos eventos com picos de 3000 a 4000 pessoas a assistir, como finais de Ligas e outros com … 300 espectadores. De certo algo está a falhar aqui, mas ainda não é desta que eu vou abordar esse tema, e para evitar choros como no passado houve, como por exemplo com o fim da XL Party em Portugal, o que aqui faço é o “Apelo”.
Estamos em pleno mês de Abril com mais de 20.000€ anunciados em prémios, grandes venues como Iberanime/4Gamers em pleno Meo Arena/Sala Tejo o que será expectável então? Salas cheias, eSports fans ao rubro, muita animação e festa… assim espero e é esse o meu apelo, saiam de casa ou agarrem-se à TWITCH.
A organização de eventos como o MESC, Worten | Omen Challenge, Iberanime/4Gamers, Moche LPLOL, envolvem milhares de euros para a sua realização e concretização. O que esses promotores de evento estão a fazer é a puxar por vocês comunidade gamer, a dar oportunidade de ganharem prémios, de jogarem contra os melhores, de assistirem em direto às equipas a competir, a um convívio, conhecimento e desenvolvimento dos eSports em Portugal. Não é hora de cruzar braços, pois se tanto “reclamam”, então façam, e como fazer?
Fácil! Participar em eventos, qualificadores, torneios, assistirem às Live Streams no portal Twitch, irem aos eventos ao vivo, convidarem os vossos amigos/as, convidarem até os vossos familiares (sim… eu já levei a minha mãe, a qual disse: “isto é estranho, mas é giro”… podia ter sido pior a reação, mas deu para nos rirmos e não me vou esquecer desse dia).
Não sejamos ingénuos, e apesar do amor aos eSports por parte de jogadores, equipas, clubes, promotores de eventos e marcas o que é certo é que há que haver audiência, aquela audiência que assistimos nas grandes streams estrangeiras de milhões de espectadores. Se aqui não podemos ter milhões? Então que tenhamos milhares.
Apelo assim a todas as comunidades gamers nacionais, de esports nacionais, clubes nacionais, fans nacionais, “casual gamers” e amigos, provem que somos tão grandes quanto os maiores públicos da Europa e do mundo e mobilizem-se a assistir às Live Streams dos torneios deste ano e a ir a todos os grandes eventos de eSports ao vivo em Portugal!
Não se acomodem, acordem, vivam os eSports, aproveitem as oportunidades que são dadas, não deixem para o ano que vem, o que podem fazer já neste, marquem a diferença e contribuam já hoje para depois não dizerem… “antigamente é que era…”
Até para a semana, que as três frentes ou mais ficam para depois…
 
ramiro teodósio teodosius
Ramiro Teodósio é o CEO e fundador da For The Win eSports Club
Segue o Ramiro Teodósio nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

PUB