A nova temporada da RLCS – Rocket League Championship Series – está a chegar com novidades no formato e menor prémio total.
Chegou a altura do ano de alinhar os calendários para incorporar o circuito internacional de Rocket League e a Psyonix já veio a público definir os planos para 2024. A publicação esperada pela subsidiária da Epic Games chegou para felicidade dos fãs, mas há mudanças profundas no circuito e até uma redução substancial no prémio total das competições.
A primeira grande mudança é a redução de temporadas competitivas e de eventos ao vivo. O torneio passará de 4 eventos para apenas 3: Major 1, Major 2 e World Championship.
Cada Major terá uma fase de qualificação aberta composta por 3 qualificadores online que será obrigatória para todas as equipas. Os Majors serão constituídos por 16 equipas e a Europa terá quatro vagas para cada um destes eventos presenciais.
Qualificadores e Majors atribuem pontos RLCS às equipas que serão somados, após o Major 2, para atribuir vagas para o World Championship. Novamente a Europa terá 4 vagas para este evento que sela o ano competitivo do jogo e contará apenas com 16 equipas, menos 8 que anteriormente.
The RLCS 2024 Season is finally here and starts with Open Qualifier 1 on January 26! We’re increasing open competition, focusing on long-term sustainability, and widening prizing for more players than ever before. Registration opens next week.
More: https://t.co/0zz934jfNQ pic.twitter.com/Pq4pDPZKhd
— Rocket League Esports (@RLEsports) January 10, 2024
O prémio total da competição reduziu dos 6,1 milhões de 2022/2023 para 4,3 milhões de dólares. É preciso recuar até 2020/2021 para encontrar um valor semelhante, mas ainda assim superior em 200 mil dólares ao desta temporada.
Apesar da redução do valor, haverá uma maior distribuição dos prémios e 128 melhores equipas que participam em cada qualificador online serão recompensadas pelos seus esforços.
Há também mudanças na idade mínima para jogar na competição, que foi reduzida para 13 anos. Os menos que participem, precisam não só de uma autorização dos pais, mas também, caso se qualifiquem para um evento, de ser acompanhados pelos seus tutores.
Por outro lado, os treinadores e managers precisam de ter pelo menos 18 anos para integrar as contas das equipas.
Em termos de monetização, a loja do jogo vai receber uma atualização em breve para apresentar artigos relativos a mais de 30 equipas. As vendas destes artigos revertem a favor das mesmas.
Quanto ao calendário, a competição começa já em janeiro com a abertura do primeiro qualificador no dia 17. A fase de qualificação começa no dia 22 de janeiro e decorre até ao início de fevereiro. O primeiro Major será jogado em março.
Este é o calendário total da competição:
Fase 1:
Qualificador #1 – 26 de janeiro a 4 de fevereiro
Qualificador #2 – 9 a 18 de fevereiro
Qualificador #3 – 23 de fevereiro a 3 de março
Major 1 – março (dias a definir)
Janela de transferências entre dia 1 e 14 de abril;
Fase 2:
Qualificador #4 – 19 a 28 de abril
Qualificador #5 – 3 a 12 de maio
Qualificador #6 – 17 a 26 de maio
Major 2 – junho (dias a definir)
O Rocket League World Championship será disputado em setembro, sem confirmações de dias ou local.
Todas as mudanças não caíram bem entre a comunidade e já há várias vozes a expressar o seu desagrado. rise., jogador britânico residente em Portugal, e Jérôme Coupez, agente de jogadores de esports como Vatira e ZywOo, já vieram comentar o anúncio da nova temporada.
O jogador não vai em meias palavras e pede para venderem o jogo, mencionando mesmo a Valve e a Riot Games. Jérôme mantém a esperança no acordo que a Psyonix firmou com a Blast e espera que este seja apenas um ano de transição.
A razão para o descontentamento prende-se com a redução dos eventos ao vivo e do prémio total. As medidas de qualificação para os eventos, a nova distribuição de prémios, o anúncio do circuito a menos de duas semanas do seu início, redução das equipas no RLWC e uma longa pausa entre o Major 2 e campeonato do mundo são também problemas apontados pela comunidade.
Probably having the most promising game in esports (especially for the young generation) to do… this 🙁
Hopefully a transition year with Blast improving the LANs quality, production, players care, content etc, to reach a new level!
And 2025 with an updated format and a bang… https://t.co/JhqwJhEwTw
— Jérôme Coupez (@Jerome_Coupez) January 10, 2024
just sell the game if you care this little about it
— KC rise. (@riseRL_) January 10, 2024
Lê as últimas novidades dos esports aqui.