As mudanças no mundo das consolas não estão a agradar de todo às produtoras de videojogos Third-Party. Xbox e PlayStation parecem não estar a acertar no rumo junto dos developers.
Chris Dring, do GameIndustry.biz, falou ao podcast GI Microcast sobre a sua participação no GDC 24 – Game Developers Conference – e trouxe inputs sobre as opiniões generalizadas dos produtores presentes no evento.
Infelizmente parece que os recentes caminhos escolhidos pela Xbox e pela PlayStation não estão a agradar à maioria dos devs.
Um dos pontos falado pelo Chris foi o das fracas vendas da Xbox na região da Europa. Da mesma forma que vários revendedores têm optado por retirar os jogos da consola norte-americana das suas estantes, parece que na produção o caminho passará por algo idêntico.
Segundo o líder da GI.biz, as fracas vendas dos jogos da consola e a decisão de abrir as portas aos títulos se tornarem multiplataforma preocupa os produtores que começam a questionar a viabilidade de produzir títulos a pensar nas consolas Xbox.
Por outro lado, a consola japonesa da Sony também não está a tomar decisões que favoreçam os criadores de software. Chris revela que as produtoras estavam confusas quanto à necessidade de ser lançada uma PlayStation 5 Pro, dado que a maior parte dos jogos não tiram sequer o proveito máximo da plataforma original.
Com as opiniões dos developers Third Party, ou seja, que não estão contratualmente ligados a nenhuma das plataformas, parece que há uma divisão entre as opiniões dos maiores pesos do mercado. Tanto Xbox como PlayStation, contudo, têm vários estúdios First Party, que produzem jogos exclusivamente para as suas plataformas, sob a sua alçada, podendo estas mudanças de mercado serem realizadas a pensar nesses criadores.
Podes ver as declarações completas de Chris Dring aqui:
Lê as últimas novidades dos esports aqui.