Imagem de Poker, prostitutas e discotecas: o escândalo da BLG nos Worlds 2025
Fotografia por: Christina Oh/Riot Games

A prestação da BLG nos Worlds 2025 foi muito abaixo do esperado, mas ninguém esperava o que se seguia.

A Bilibili Gaming, ou BLG, chegou aos Worlds como cabeça de série da liga chinesa, depois de ter dominado o Split 3 desta região asiática. Como um habitual titã no cenário, as expectativas estavam muito altas para este grupo de trabalho, mas a equipa nem conseguiu ultrapassar o Swiss Stage, acabando eliminada na última ronda pela conterrânea Top Esports.

Pelo caminho sofreu derrotas da G2 Esports e surpreendentemente da 100 Thieves, a última seed da liga das Américas.

Menos de 24 horas após a eliminação do maior torneio de esports do mundo, começaram a surgir rumores de que os jogadores e parte da equipa técnica teriam ido sair nessa noite. Essa saída acabou por tornar-se um verdadeiro pesadelo mediático para a LPL (Liga Chinesa) e para a organização.

Alegadamente os jogadores frequentaram um bar/discoteca de Karaoke em Xangai que tem serviços de “acompanhantes” incluídos, uma atividade que é ilegal segundo a lei chinesa. Os membros da BLG também foram filmados e fotografados secretamente a jogar poker, outra atividade ilegal no país asiático.

Todas as fotografias e vídeos foram realizados em segredo, dado que o uso de telemóveis é proibido por estes estabelecimentos, de forma a continuarem as suas atividades ilegais e protegerem a imagem dos seus clientes.

Antigos trabalhadores de um dos estabelecimentos frequentados pela BLG revelaram também que a equipa já tinha requisitado os seus serviços após os Worlds 2024, somando mais acusações graves contra a equipa. O dono de um dos estabelecimentos terá até partilhado uma fotografia com Bin em novembro de 2024 como forma de fazer publicidade à sua discoteca, dizendo que “o Bin disse que todas as raparigas em que tocou eram fantásticas!“, adicionando mais lenha para uma fogueira que está a queimar a reputação destes jogadores, técnicos e diretores da BLG.

O escândalo, entretanto, está a ser alvo de uma tentativa de silenciamento pela Tencent que terá pedido aos streamers e figuras da LPL para não continuarem a discutir os assuntos levantados sobre a BLG. A comunidade chinesa está em choque com todas as informações, vídeos e imagens que têm surgido, dado que estas atividades (poker, apostas, prostituição) não são bem vistas na cultura chinesa.

Levanta-se também a dúvida entre os fãs se os jogadores teriam praticado estas atividades durante o decorrer dos Worlds, procurando uma resposta para a fraca prestação na competição.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB