Depois de 10 anos a competir ao mais alto nível, Petra “Petra” Stoker revelou que é altura de pendurar o rato.
Foi através de uma publicação sentida nas redes sociais que uma das maiores figuras de sempre dos FPS competitivos femininos se despediu dos palcos. A jogadora de 32 anos, que começou a sua carreira no Counter-Strike: Global Offensive antes de rumar ao VALORANT, explicou a decisão.
Revela que esta foi a decisão mais difícil que teve de tomar na sua carreira. Aparentemente a atleta e a G2, equipa onde competia sob o manto G2 Gozen, não conseguiram chegar a um acordo para a renovação do contrato. Depois de refletir sobre o assunto, Stoker decidiu não continuar a carreira noutra casa, colocando um ponto final aos seus 10 anos de conquistas nos cenários femininos de CS e de VAL.
No CS o seu ponto mais alto foi com a XSET Female, equipa com a qual depois transitou diretamente para o VALORANT em 2021. Passados poucos meses no FPS da Riot Games, saltou para a G2 Esports, equipa onde competiu até hoje.
A sua última competição foi o VALORANT Game Changers Championship, no final de novembro, onde ficou pelo 5º/6º lugar. Na carreira leva troféus como o GC Champs de 2022, múltiplas taças regionais no VCT EMEA e prémios em torneios não-oficiais da Riot, totalizando 10 títulos em 4 anos de competição neste jogo.
Apesar de se despedir dos palcos competitivos, a jogadora diz que não vai desaparecer por completo. Expressa amor e agradecimento pelo carinho e apoio da comunidade de VALORANT e garante que dará uso ao seu canal na Twitch para se manter ligada ao jogo e aos seus fãs.
After many years competing at the highest level in esports, I’m announcing my retirement and honestly, this has been the hardest decision I’ve ever had to make. G2 and i weren’t able to find an agreement on a new contract, and after a lot of thinking, I’ve decided not to continue…
— G2 Petra 🌻 (@PetraStoker) December 8, 2025
Lê as últimas novidades dos esports aqui.