A indústria começou a dar mais atenção a esta popular iniciativa de cidadania europeia, mas isso não deteve os europeus de a assinar.
Os últimos dias têm sido marcados por uma tentativa da indústria de parar o avanço desta iniciativa com uma queixa anónima a chegar ao Parlamento Europeu no sentido de descartar o movimento Stop Destroying Videogames “Parem de destruir os jogos de vídeo”.
Nesta queixa, são apontados vários alegados problemas com algumas das caras que têm estado na frente da partilha de informação, nomeadamente o Accursed Farms, que tem sido um dos criadores de conteúdo mais ativos.
Várias vozes também se têm posicionado contra a iniciativa, como foi o caso da Ubisoft que referiu que “nada é para sempre”, relembrando os termos da empresa que decretam que a Ubisoft pode encerrar os recursos online de um jogo com aviso prévio de 30 dias.
Apesar da luta contra esta discussão que visa impedir o fim do acesso aos jogos por parte dos compradores quando as empresas terminam o seu suporte, que já era esperada por várias vozes, os cidadãos europeus continuaram a responder em força.
Empresas europeias, como a Warhorse Studios, responsável por Kingdom Come: Deliverance, já veio apoiar a iniciativa. No próprio Parlamento Europeu, vários políticos revelaram o apoio ao Stop Killing Games, incluindo um dos seus vice-presidentes, que referiu que “Um jogo, depois de vendido, pertence ao comprador”.
Em Portugal, por exemplo, eram necessários 14805 votos, mas a comunidade respondeu em peso com 32704, segundo a última contagem, com ainda 9 dias por decorrer. Isto equivale a uma participação de 220,9% do valor necessário.
A campanha só precisava de 1 milhão de assinaturas para ser discutida e já passou o número por mais de 400 mil nomes, mas ainda haverá algumas assinaturas anuladas por repetição, ou dados incorretos. A recolha de assinaturas termina no dia 31 de julho. Se tiveres interesse em saber mais sobre esta iniciativa de cidadania europeia podes visitar o portal oficial da União Europeia aqui.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.