Imagem por: Overwatch League/UpperDeckEsports

Está prestes a começar uma nova temporada da Overwatch League mas os problemas antigos agravam-se.

A Overwatch League pode estar prestes a enfrentar o seu maior desafio até ao momento. Segundo o repórter de esports, Jacob Wolf, para o seu próprio site, a maioria das equipas franchisadas juntaram-se a um escritório de advocacia britânico para iniciar um processo de negociação com a liga.

As equipas estão preocupadas com os custos de operações, baixos números de espectadores e a falta de um plano para alcançar um patamar lucrativo. Neste momento a liga está sem qualquer patrocinador e sem acordo para os direitos de transmissão depois de terminar o contrato com o YouTube.

Os problemas estruturais da liga alcançaram níveis máximos quando chegaram a público os escândalos sexuais que envolviam quadros altos da Activision Blizzard. Estes problemas levaram à saída dos seus principais patrocinadores mas a liga já vinha em declínio antes disso. Uma das razões largamente apontadas foi o acordo de exclusividade desastroso com o YouTube que viu a audiência da Overwatch League reduzir significativamente, perdendo um largo apoio do público.

Segundo Wolf, conversas sobre uma ação conjunta contra a liga já decorrem desde o início da pandemia de COVID-19, altura em que a estrutura da liga mudou significativamente para se adaptar às novas condições.

Wolf menciona ainda que várias equipas gastaram mais de 16 milhões em taxas de franchise e custos de operação desde a compra das suas vagas. Vale lembrar que estas vagas custaram 20 milhões para as equipas originais e entre 27 e 35 milhões para as equipas se juntaram na temporada 2.

A ação conjunta está a ser liderada pela Overactive Media, detentora da Toronto Defiant. As restantes equipas não foram reveladas pelo jornalista.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB