Decorreu ontem o Qualificador Nacional para o campeonato europeu de Super Smash Bros. Ultimate. Foram 13 as equipas que participaram nesta competição com apenas 1 vaga a ser disponibilizada para a Europa. Podem consultar toda a bracket e informação do evento aqui.
A final contou com um jogo renhido entre duas equipas muito equiparadas em termos de habilidade. A Oro Esports e o mix FCT Gang que conta com um jogador da 22 Esports presentearam os fãs com uma das séries mais intensas e renhidas da competição.
A Bo5 esteve empatada 2-2 e teve de ser levada a tie breaker. Aqui mais uma vez, tudo foi levado à última instância, com o resultado a estar 2-2 em personagens, caindo no final o 3-2 no jogo e na série para os FCT Gang.
Estivemos à conversa com o capitão da equipa, Duarte “Benca” Candeias.
Boa tarde, Duarte Candeias dos FCT Gang, vocês estiveram a participar esta tarde no Qualificador Nacional para o “europeu” de SSBU. Quantas equipas participaram nesta edição?
Benca: Foram 13 equipas, creio eu, sendo que uma acabou mesmo por ser desclassificada por atraso na sua participação.
Muitas das equipas aqui presentes já têm uma organização que os apoia na competição, como por exemplo a ORO Esports, que disputou a final com vocês. Há alguma razão para participarem sem apoios e já agora, porquê o nome de uma faculdade?
Benca: Nós não pensámos muito nisso, apesar do Superbife ser apoiado pela 22 Esports. A Hexagone e a ORO são compostas por jogadores single já apoiados anteriormente pelas organizações e decidiram apresentar-se como equipa. Nós unimos-nos pela nossa conexão que temos enquanto jogadores e amigos. Somos todos da FCT, comigo e o Zekip ainda a estudar na faculdade, daí o nome FCT Gang.
Vocês fizeram quantos jogos durante a tarde e eliminaram quais equipas?
Benca: Nós derrotámos 3 equipas. Contra a primeira equipa apenas fizemos 4 jogos porque nós perdemos em double e são necessárias 3 vitórias para ganhar. Depois vencemos 3 rondas seguidas no Smackdown. Contra a equipa da Hexagone fizemos 5 jogos e finalmente contra a ORO Esports também fizemos 5 jogos. Ganhámos o primeiro, eles venceram os 2 seguintes, nós conseguimos vencer o 4º jogo para empatar a série e acabamos por ganhar o 5º e último jogo.
Neste qualificador, vocês já estavam à espera de se qualificar, não estavam à espera, foi uma surpresa? Conta-me.
Benca: Nós estávamos algo confiantes, não em demasia, mas confiantes que tínhamos algumas chances de ir a este europeu. Nós sabemos que a equipa da ORO Esports era muito forte sendo que todos os jogadores são top players na scene de Lisboa. A equipa da Hexagone também é muito forte no norte e nós estávamos com muito medo deles. Também temiamos uma equipa que estava do lado oposto da bracket que não tivemos oportunidade de jogar, pois foram eliminados mais cedo. Mas tínhamos alguma confiança.
Confiança é uma palavra que ouvi também os teus colegas referir muito enquanto estavas a ser entrevistado para a Magazine Arena. O que é que significa essa palavra para vocês?
Benca: Acho que é acreditarmos nas nossas habilidades e nas nossas experiências passadas e colocá-las em jogo, de forma a que tenhamos o tipo de execução que procuramos, por redundância “confiante”. Este tipo de execução “perfeita” ajuda-nos a levar a vitória.
Com a qualificação para a Europa, quais são os teus sentimentos, o que é que te passa pela cabeça?
Benca: Fico completamente sem palavras, fiquei em extrema euforia, porque nós estávamos confiantes mas não estávamos com 100% de certeza de que iríamos ganhar isto. Ao ganhar foi incrível até porque, pelo menos para mim, é dos primeiros torneios que ganhamos apesar de não ser aos Power Rankings da nossa comunidade. É um torneio importante e representar Portugal lá fora é uma grande honra.
Ainda é muito cedo para previsões, visto ainda não conhecermos as outras equipas qualificadas para o europeu. Ainda assim quais são as tuas perspectivas?
Benca: Sendo sincero, não estamos propriamente confiantes porque para além de não termos tido muito tempo para treinar, devido à faculdade mas também porque lá fora o nível é muito superior ao de cá. Eu acho que nós podemos ficar com receio, no entanto vamos trabalhar para que isso não aconteça e vamos tentar representar Portugal da melhor maneira possível.
Muito obrigado Duarte, esperam que tenham a melhor sorte quando forem jogar o europeu de SSBU.
Benca: Muito obrigado eu e novidades hão de surgir.
A equipa que vai representar Portugal é constituída por:
- Duarte “Benca” Candeias – Capitão
- João “Superbife” Claro
- José “Zekip” Oliveira
Ainda não há informações relativas à data ou local do campeonato europeu de SSBU, que o ano passado decorreu em Amesterdão. Os representantes portugueses na última edição da competição foram os 50 Seconds of Moonlight.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.