Esports

O Comité Olímpico Internacional deu esta semana um importante passo no reconhecimento dos esports como desporto.

A primeira grande incursão do Comité Olímpico Internacional nos esports será já no próximo ano com a inclusão da primeira Semana de Esports Olímpicos. A iniciativa marca um grande passo que o comité tem estado relutante em tomar de dar espaço ao desporto eletrónico no circuito olímpico.

Para além da competição serão realizados painéis de discussão, sessões de educação, show matches e haverá uma exibição de tecnologia. Esta semana olímpica expande-se na versão de teste, Olympic Virtual Series, de 2021. Segundo o comité, o evento foi um sucesso tremendo atraindo mais de 250 mil participantes de mais de 100 países.

Os jogos que estarão em desafio no evento não foram revelados, mas não deverão divergir dos apresentados no torneio de 2021. Nesse evento foram disputados vários simuladores que incluíram baseball, simuladores de condução, ciclismo, remo e vela.

A primeira edição deste evento será disputada em Singapura entre os dias 22 e 25 de junho de 2023. A próxima edição dos Jogos Olímpicos de Verão será realizada um ano depois, no Rio de Janeiro, no Brasil, entre julho e agosto.

O Presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, comentou o anúncio: “A primeira Olympic Esports Week marca um passo importante na nossa ambição de apoiar o crescimento dos desportos virtuais dentro do movimento olímpico. Acreditamos que o novo formato da nossa competição de desportos virtuais, que terá finais ao vivo pela primeira vez, é uma oportunidade de aumentar a colaboração com os jogadores de esports e criar novas oportunidades para os jogadores e fãs.”

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB