No passado fim de semana duas equipas portuguesas estiveram fora de portas a participar em torneios internacionais. A equipa dos Vodafone Giants participaram na BLAST Pro Series Madrid e os OFFSET ESPORTS estiveram em Olsztyn na Polónia a disputar o terceiro qualificador LAN da GG League 2019.

Não acontecia desde 2016 Portugal ter duas equipas a participar em simultâneo em eventos internacionais, desde a ESWC 2016 onde as equipas dos K1CK.oldschool e For the Win participaram na ESWC 2016.  O que é mesmo inédito são duas equipas nacionais, a participarem em eventos internacionais diferentes em simultâneo.

No que às performances diz respeito, começando pela equipa dos Vodafone Giants, a famigerada super equipa portuguesa qualificou-se para a BLAST Pro Series Madrid depois de ter disputado o qualificador que juntou as cinco melhores equipas da LVP Super Liga tendo chegado à final desse mesmo qualificador onde disputaram uma partida à melhor de três mapas precisamente no mesmo recinto onde se viria a realizar o evento principal. A equipa de Ricardo “fox” Pacheco acabou mesmo por vencer a derradeira partida que deu então acesso à equipa portuguesa ao torneio que juntou cinco das melhores equipas do mundo na capital espanhola. Já no evento principal, a equipa dos Giants acabou por ficar no último lugar do torneio.

Ainda assim conseguiu obter performances fantásticas contra algumas equipas dos eventos, apesar de terem sido derrotas, os Giants conseguiram dificultar a vida das equipas dos ENCE e Cloud9 ao forçar os jogos a 16-14. Pelo meio da sua participação ainda surpreenderam tudo e todos ao vencer a equipa dos NiP por 16-4 em Nuke. Esta vitória ainda arrancou uma reacção interessante de uma das grandes personalidades do CSGO internacional que curiosamente vem a Portugal disputar o evento internacional MOCHE XL Esports.

Apesar do último lugar na classificação, foi um autentico pulo para o CSGO português ter uma equipa portuguesa a disputar cara a cara um torneio contra equipas da elite internacional e foi sem dúvida uma performance que mobilizou toda a fan base portuguesa para apoiar a equipa portuguesa.

Já a equipa dos OFFSET deslocou-se à Polónia para disputar o terceiro qualificador em LAN da GG League, a equipa portuguesa ficou inserida no grupo A com as equipas dos SproutAVEZ Windigo.Academy. A verdade, é que os OFFSET não precisaram de defrontar as três equipas do grupo, primeiramente encontraram a equipa dos AVEZ em Inferno onde venceram por 16-11. Posteriormente chegou a vez de defrontar a equipa dos Sprout, que tinha vencido à algumas semanas a equipa dos Giants online por 2-0 na final do primeiro qualificador para a Charleroi Esports.

Mas foi aqui que algo de especial aconteceu, a equipa dos OFFSET acabou mesmo por vencer a partida em Inferno por 16-7 com destaque para Tiago “JUST” Moura que conseguiu nada mais nada menos fazer 32 frags só na primeira metade do mapa. Após garantir a qualificação para os Playoffs do qualificador, os OFFSET ficaram então com a obrigação de defrontar a equipa dos AGO na meia final do qualificador. A equipa polaca ocupa actualmente o trigésimo lugar do ranking da HLTV.org infelizmente para a equipa portuguesa, os AGO apresentaram-se em grande forma e conseguiram mesmo eliminar a equipa de Renato “stadodo” Gonçalves com alguma facilidade por 2-0. Tendo em conta que foi a primeira experiência internacional do quinteto português, tem de ser dado um balanço positivo à participação no qualificador com a equipa a ficar a um jogo de conquistar a possibilidade de disputar o torneio principal que vai ter 100,000$ em disputa.

A importância destas duas performances é impressionante para o futuro do CSGO português, as vitórias que ambas as equipas portuguesas conquistaram permitiram um crescimento incrível no ranking da HLTV.org, e parte da comunidade poderá mesmo questionar a importância deste factor, a realidade, é que grande parte dos convites atribuídos a equipas pelos eventos internacionais são baseados nas posições que as equipas ocupam neste mesmo ranking. E o crescimento atingido por ambas equipas está à vista de todos como poderão ver abaixo.

Crescimento dos Giants no ranking HLTV.org

Crescimento dos OFFSET no ranking HLTV.org

Está à vista de todos o crescimento da equipa dos Giants a chegar ao 44º lugar mundial enquanto que os OFFSET subiram para o 99º lugar que no entanto não é o seu pico histórico da equipa uma vez que esta classificação é calculada baseada no núcleo da equipa que pertenceu aos Alientech durante o ano de 2017 onde a equipa passou provavelmente a melhor fase da sua carreira.

Posto isto, fica a pergunta que certamente poderá abrir uma discussão interessante na comunidade, será que o último fim de semana poderá ser um bom presságio para o futuro competitivo do CSGO português? Algo que tem de ser tido em conta com toda a certeza será mesmo o facto do MOCHE XL Esports estar à porta com qualquer uma destas duas equipas  a ser candidata a ter uma boa performance no torneio internacional caso se qualifiquem para essa fase do evento. Mas acima de tudo tem de ficar também o aviso para todas as outras equipas portuguesas que tem de haver dedicação, trabalho e profissionalismo. Independentemente das condições que os jogadores possam ter, quem quer ser o melhor tem de trabalhar mais que os melhores e correr atrás do sonho. Só depois é que as recompensas estarão ao alcance dos jogadores.

Mas no fim do dia, algo que foi visto e que terá mesmo de se manter caso as equipas queiram ter futuro, é mesmo manter o ambiente de mobilização e apoio que já não se via à muito tempo à volta das melhores equipas portuguesas.

 

 

TÓPICOS

, , , ,
PUB