O formato da nova edição do EMEA Masters foi finalmente revelado depois da notícia da sua alteração a par do LEC.
O torneio que junta as melhores equipas de todas as ERLs (European Regional Leagues) vai desenrolar-se praticamente da mesma forma que o EU Masters. No EMEA Masters continuará a haver uma fase de play-in para as ligas menores seguida de uma fase principal onde as melhores equipas das ligas maiores têm o seu lugar garantido.
Com a entrada da TCL (Liga Turca) e da Arabian League (Liga Árabe) obrigando a uma mudança na atribuição de vagas para a edição de 2023 da competição. O número de equipas participantes continuará o mesmo, com 28 equipas totais, começando por dividir as formações entre 12 equipas diretamente na fase de grupos e 16 equipas no play-in.
Welcome to #EMEAMasters 2023!
Read: https://t.co/4meI6NR0p5 pic.twitter.com/qZVC3EfElN
— EMEA Masters (@EMEAmasters) November 21, 2022
Do play-in continuarão a sair 4 equipas que se juntam às 12 melhores a cada temporada para disputar os grupos do Main Event. O restante torneio também se mantém alterado entre fase de grupos e eliminatórias até que seja coroada uma formação vencedora.
A TCL terá 3 vagas nesta competição, com 2 equipas diretamente no evento principal e 1 equipas no play-in. A AL terá apenas 2 equipas, ambas no play-in, à semelhança das vagas atribuídas a Portugal.
Com cinco novas vagas na competição sem alterar o número de participantes totais, algumas ligas perderam expressão. A LFL perdeu uma das suas vagas no play-in passando a ter 3 vagas, a Superliga e a Prime League também perdem um lugar nessa primeira fase, ficando reduzidas a 2 vagas cada. A Ultraliga fica também reduzida a 2 vagas, ambas diretamente na fase de grupos.
As maiores quebras são da NLC que perdeu o estatuto de ERL acreditada e perde uma das suas vagas no Main Event, dividindo as duas restantes vagas entre as duas metades da competição. Por fim, as 2 vagas da Esports Balkan League passam a dar acesso apenas à fase de play-in.
O evento que salta de uma representação de 11 regiões para 13 regressa na temporada de primavera, no final de todas as ligas regionais para declarar a campeã europeia.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.