LEC

O League of Legends europeu vai mudar todo o seu formato na próxima temporada. Também a European Masters sofreu alterações.

A Riot Games anunciou hoje as mudanças que vão acompanhar a temporada de 2023 da maior competição europeia de League of Legends, e não só. O LEC vai deixar de ser exclusivo à Europa, passando a englobar também a região CIS, MENA – Médio Oriente e Norte de África e a região turca. Muda assim para League of Legends EMEA Championship mantendo a sigla LEC.

Para além de contar com uma renovada lista de regiões sob a sua alçada, a competição muda também o formato competitivo, passando de dois para três splits (Winter, Spring e Summer) e um novo torneio, as Season Finals.

Em 2023, cada split estará dividido em três fases: 

Round Robin – Jogado nas três primeiras semanas de cada split numa única ronda com jogos à melhor de 1
Grupos – As três semanas seguintes serão disputadas pelas oito melhores equipas da fase anterior, divididas em 2 grupos de 4, num formato de Bo3 com eliminação dupla
Eliminatórias – As 4 melhores equipas da fase de grupos seguem para as eliminatórias, jogadas em Bo5

Os split serão mais curtos e os dois primeiros decorrem na primeira metade da temporada competitiva, ou seja, antes do Mid-Season Invitational. O Summer Split continuará a ser jogado entre o MSI e os Worlds.

As Season Finals serão disputadas entre as três equipas que vencerem os splits e as outras 3 equipas mais consistentes durante o ano. O torneio será jogado durante 4 semanas, exclusivamente em Bo5. A equipa vencedora do último torneio terá um lugar garantido nos Worlds 2023.

Nas equipas não haverá mudanças que não estivessem já anunciadas como a parceria entre a KOI e Rogue, e a entrada da Team Heretics para o lugar da Misfits Gaming.

Fora do renovado LEC também há mudanças no circuito europeu do European Masters, agora chamado EMEA Masters. A TCL, a liga turca de League of Legends, vai entrar no circuito acreditado de ERLs – European Regional Leagues, com acesso ao EMEA Masters, perdendo a sua vaga nos Worlds por deixar de ser uma Major Region.

O NLC – Northern League of Legends Championship deixará de ser uma ERL acreditada passando a estar ao nível da WGR LPLOL. A esta lista de ERLs não acreditadas junta-se ainda a Arabian League – ex-Intel Arabian Cup. Para já, a LCL – CIS + Russia continuará suspensa.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB