A equipa de design da Riot Games, através do designer Riot Emizery, revelou uma atualização profunda para a campeã Mel Medarda.
As alterações para campeã já devem estar disponíveis no PBE, o ambiente de testes do jogo, e são uma resposta direta ao feedback da comunidade sobre o estado atual da personagem. As grandes queixas dos jogadores eram de uma falta de counterplay para as suas habilidades.
Como seria de esperar, o W é a habilidade mais afetada pelas alterações, devido à elevada frustração que causa nos adversários que jogam contra a personagem. De lembrar que a campeã tem uma média de vitória negativa, mas ainda assim é um dos campeões mais banidos do jogo, devido especificamente à forma como as suas habilidades funcionam contra a maioria dos campeões do jogo.
Tentando não perder por completo a identidade da personagem, o W deixa de dar imunidade à Mel, mas continuará a enviar os projéteis para trás, com algumas exceções e alterações:
- Agora em vez de imunidade, o W dá um escudo que escala com AP.
- O reflexo dos projéteis AD terá uma redução do dano em 30% antes da conversão para dano mágico.
- Deixa de refletir projetos que apontem a aliados próximos da campeã, passando a destruí-los, como é o caso dos Ultis da Samira, Katarina e o E do Ryze, E do Brand ou Q da Yunara.
- A velocidade de movimento da habilidade sobe de 30 para 40% e a duração aumenta para 1,5 segundos.
As outras duas habilidades da campeã também serão ajustadas para mudar prioridades. O Q será mais fácil de esquivar por parte dos adversários, tendo o seu tempo de cast aumentado e a velocidade de projéteis diminuída, oferecendo mais counterplay. Para equilibrar o Nerf, o dano em minions será aumentado para 100%, o custo de Mana reduzido, e a primeira explosão dá mais dano que as restantes.
Já para o E, a duração do root passa a ser fixa, sempre 1,5 segundos, o alcance e o tamanho do projéctil serão diminuídos, e como contrabalanço, o dano irá aumentar.
O dano do passivo também vai ser alterado negativamente, baixando um pouco no scale e no valor base.
Com estas alterações, a Mel deixa de ser uma “parede intransponível” para se tornar uma combat mage mais técnica. O sucesso da campeã passará a depender da gestão do escudo do W e da precisão com o seu Q e E.
Riot Emizery afirmou que a equipa estará a seguir de perto o desempenho da Mel após estas mudanças, pronta para ajustar os números novamente caso a campeã perca demasiada força com a remoção da sua imunidade característica.
As alterações da campeã estarão disponíveis no League of Legends a partir do Patch 26.3, ou seja, dia 4 de fevereiro.
Quick Thoughts 16.1
Mel
Riot Emizery revealed some of the upcoming Mel changes about to hit the rift in 16.3, which were a response to a lot of your feedback on her current state.The main change is removing her immunity on W. Have seen a lot of concerns about this causing her…
— Matt Leung-Harrison (@RiotPhroxzon) January 21, 2026
Lê as últimas novidades dos esports aqui.