Imagem de Microsoft anuncia despedimento de mais de 9000 pessoas
Fotografia por: Coolcaesar, CC BY-SA 4.0

A Microsoft revelou hoje uma onda de despedimentos em massa que afetaram 4% de toda a massa laboral da empresa.

A segunda maior empresa do mundo por cotação de mercado, avaliada em 3,65 biliões de dólares, despediu hoje cerca de 9100 pessoas em todo o mundo, uma decisão que parece já estar tomada desde o fim do ano fiscal da empresa, no dia 30 de junho. Estes despedimentos em massa afetam todas as áreas da marca norte-americana, incluindo a divisão de videojogos, que sofreu um forte abalo.

Nos últimos 3 meses a empresa reportou uma margem de lucro de 30 mil milhões de dólares, mas esse crescimento não impediu a MSFT de cortar nos custos. Segundo vários reports que estão a sair, na área do gaming, a Zenimax, a Rare e a King são os estúdios mais afetados.

Segundo foi avançado pela VGC (videogameschronicle), o novo IP da Rare, Everwild, em desenvolvimento há mais de 10 anos, foi cancelado como parte dos cortes. Jason Schreier, da Bloomberg, revela que na Zenimax Online Studios, um novo MMORPG em desenvolvimento desde 2018, com o nome de código Blackbird, também foi cortado dos planos.

No caso da King, responsável pelo Candy Crush, cerca de 200 empregados estão na porta de saída, algo como 10% de toda a empresa.

Em comunicado aos trabalhadores, Phil Spencer revelou que estes despedimentos fazem parte de uma larga reestruturação da empresa e da necessidade de agilizar processos, num texto que é idêntico aos enviados por quase todas as empresas nos últimos 3 anos e que não caiu bem entre a comunidade, que alega que é “mais do mesmo“.

Desde janeiro de 2023, a Microsoft já despediu mais de 20 mil trabalhadores, com mais de 5000 só na sua divisão de gaming, a Xbox, que inclui estúdios como Activision, Blizzard, Halo Studios, Rare, King, Bethesda, ID Software, e muitos outros.

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