Uma das personalidades já familiares da comunidade, Nuno “Menaka” Santos, apresentou ontem um novo projeto intitulado de Central de Esports, com o objetivo de ajudar na divulgação do panorama nacional de Counter-Strike. Estivemos à conversa com o caster para perceber quais os objetivos do projeto e de forma estes estão a fazer a abordagem inicial.
Olá Menaka. Apresentaste ontem um novo projeto, com o intuito de acompanhar melhor a scene nacional de Counter-Strike. Fala-me um pouco desse projeto e quais as tuas motivações?
Menaka: O projeto da Central de Esports nasceu com o intuito de ajudar e divulgar, principalmente, a scene portuguesa de esports. Neste momento estamos apenas focados em CS:GO e é o nosso intuito talvez evoluir para outros jogos, mediante as condições que forem surgindo e o staff que for aparecendo.
Já existem projetos semelhantes no panorama atual. Quais os teus pontos ou objetivos que poderão fazer a Central de Esports destacar-se dos demais?
Menaka: Basicamente a CDE vai fazer com que os anúncios sejam feitos com melhor qualidade, com mais profissionalismo e dar uma ênfase real a todos os jogos, sejam eles profissionais ou amadores, tentar divulgar ao máximo toda a informação, conseguir concentrá-la num só sítio. Por exemplo, em cada post serão colocados todos os jogos e dentro do mesmo poderão consultar também os resultados.
O objectivo da CDE é acompanhar jogadores e equipas 🇵🇹 de forma a promover os esports nacionais.
Queremos centralizar a informação de forma conveniente para qualquer pessoa actualizar-se sobre os jogos, transmissões, resultados e outros.
Usem e abusem do @RT’s Appreciated ♻ pic.twitter.com/QtuZEQcboj
— CentralDEsports (@CentralDEsports) January 18, 2020
Quais os teus objetivos a longo prazo com este projeto, além da expansão para outras modalides?
Menaka: Para além da expansão, aquilo em que nós queremos evoluir será para um sistema com maior qualidade, com artigos, com maior exposição tanto a jogadores, talentos, organizadores e até streamers… podermos dar um maior conteúdo à scene, não nos focarmos tanto só em jogos/esports, e podermos evoluir um pouco para um conteúdo mais versátil, mais abrangente.
Ou seja, poderá estar nos vossos planos também fazer a emissão de jogos e competições, ou não?
Menaka: Poderá ser um dos planos futuros, se virmos que existe o pedido ou a lacuna da comunidade nesse sentido. Se acharmos que é proveitoso para a comunidade, poderemos seguir esse caminho também, sim.
E contas com alguma ajuda para o projeto, ou é feito a solo?
Menaka: Conto com alguma ajuda, neste momento cerca de 5 pessoas. Ainda é um staff um pouco reduzido para as ambições que temos e para aquilo que queremos trazer. É um projeto que envolve muito trabalho e que vai exigir muito destas pessoas que estão no projeto, mas eu acredito que vamos ter todas as condições para dar o nosso melhor e também para dar aquilo que a scene portuguesa merece.
Referiste que este projeto é para dar um maior destaque aos jogadores e às organizações. Vocês estão abertos a conversas com as pessoas para divulgação de eventos ou até procura de equipas/projetos?
Menaka: Sim, esse é também um dos pontos principais que nós queremos trabalhar, ajudar a divulgar quer seja jogadores, equipas ou até TO’s, estamos de porta abertas para isso mesmo, aliás, é graças a eles que nós temos conteúdo, por isso também devemos oferecer essa benece à comunidade para ajudar com a promoção dos mesmos e crescer, em conjunto, a scene.
Gostavas de acrescentar algumas palavras dirigidas à comunidade nacional, não só de CS:GO, mas também de outras modalidades?
Menaka: Em relação a palavras para a comunidade em geral, e não focando apenas em CS, eu gostava muito de expandir este projeto a outras vertentes, é uma coisa que está pensada, é uma coisa que está elaborada, mas infelizmente ainda não temos recursos e staff para isso. Se alguém quiser fazer parte deste projeto teremos todos o gosto em receber-vos, falar e analisar hipóteses para isso mesmo acontecer, acho que era muito útil para todos!
Qualquer interessado poderá entrar em contacto com a CDE através do Twitter, por DM, ou através do email disponibilizado: mailcentralde@gmail.com.
Acompanhem todo o projeto no Twitter da Central de Esports!