Depois de três dias de CS incrível, foi a vez das seis equipas que se encontravam com um recorde de 1-2 em mapas defrontarem-se entre si de forma a discutir quem seriam as equipas a serem eliminadas desta fase do Major. Todas as partidas seriam disputadas à melhor de três mapas para decidir quem se apuraria para a fase seguinte do evento.
NiP 2-1 Vega Squadron
No primeiro jogo do dia vimos a equipa dos NiP a defrontar a os Vega Squadron. Uma partida interessante uma vez que já em 2017 no ELEEAGUE Major em Atlanta a equipa sueca já tinha sido eliminada nesta mesma fase do torneio por um resultado surpreendente de 16-2. O primeiro mapa, escolhido pela equipa dos NiP foi Overpass. No entanto, a equipa dos Vega que iniciou a partida do lado defensivo do mapa entrou melhor na primeira parte do mapa, embora tenham perdido o pistol e as três rondas seguintes, rapidamente tomaram controlo da partida e com o sue característico estilo de jogo agressivo não deixaram a equipa dos NiP ter a iniciativa no mapa. A primeira parte do mapa fixou-se em 10-5 a favor da equipa dos Vega. Na segunda parte do mapa, a equipa russa ainda conseguiu dar seguimento ao seu bom momento chegando mesmo ao resultado de 15-7! No entanto e após ver a equipa dos Vega tentar encerrar a partida talvez demasiado rápido, a equipa dos NiP conseguiu mesmo tomar controlo da partida chegando ao empate para forçar o mapa a um prolongamento. Já no prolongamento do mapa, a equipa dos NiP quebrou por completo. A equipa dos Vega conseguiu mais uma vez reencontrar a sua força anímica para fechar o primeiro mapa em 17-19.
A equipa dos Vega Squadron escolheu o Train para segundo mapa e iniciou-o do lado atacante do mapa. Vencendo cinco das oito das primeiras rondas a equipa de leste parecia estar encaminhada para vitória. Mas, a equipa dos NiP rápidamente mudou o rumo da partida tomando total controlo do jogo atacante da partida para conseguir mesmo fechar a primeira metade do mapa em 10-5 a seu favor. Na segunda metade do mapa a equipa dos NiP manteve a pressão e perdeu apenas uma ronda das sete jogadas na segunda metade do mapa para o vencer por 16-6.
O mapa da decisão foi Overpass, a equipa dos Vega Squadron que começou do lado defensivo do mapa entrou com dificuldades com a equipa dos NiP a vencer as rondas iniciais do mapa, mas, com uma adaptação inteligente conseguiu domar as iniciativas atacantes dos Ninjas para vencer a partida do seu lado defensivo por 9-6. Já na segunda metade do mapa, a equipa dos NiP conseguiu mesmo dominar por completo e com os seus jogadores a conseguirem dominar no momento individual, a equipa sueca conseguiu mesmo recuperar para dominar o mapa para o vencer por 16-13. A equipa dos NiP eliminou assim a equipa dos Vega Squadron conseguindo garantir a manutenção no torneio por pelo menos mais um dia.
G2 2-1 Fnatic
Logo de seguida foi a vez da equipa dos G2 tentar manter-se viva num duelo contra a equipa dos Fnatic. Ambas as equipas surpreenderam um pouco com ao chegar a este ponto, o recorde de 1-2 não era de todo o esperado para duas equipas que se consideravam candidatas passar cedo nesta fase. O primeiro mapa da partida foi Mirage, escolha da equipa dos Fnatic onde começaram do lado atacante do mapa. A equipa dos G2 começou bem na partida vencendo o pistol. Porém a equipa dos Fnatic tinha a lição estudada e rapidamente dominaram por completo a partida para vencer onze das quatorze rondas seguintes para fechar a primeira metade do mapa em 11-4 a seu favor. Na segunda metade do mapa a equipa dos G2 voltou à carga, a equipa francesa entrou em força para vencer as primeiras quatro rondas do seu lado atacante, mas, a equipa dos Fnatic conseguiu adaptar a sua defesa para vencer as cinco rondas que precisava de forma consecutiva para fechar a partida em 16-8.
O mapa escolhido pela equipa dos G2 para tentar empatar a partida foi Dust2, a equipa francesa que iniciou o mapa do lado defensivo arrancou forte, desde cedo mostraram a sua mestria neste mapa para colocar desde cedo a pressão em cima da equipa sueca, vencendo as primeiras seis rondas do mapa, tudo parecia estar encaminhado para a equipa francesa. No entanto, a equipa dos Fnatic conseguiu mesmo adaptar-se para recuperar da desvantagem que enfrentavam na altura para reduzir o resultado desfavorável para um parcial de 9-6 no final da primeira metade do mapa. Na segunda metade do mapa, mais uma vez a equipa dos G2 voltou a entrar forte na partida para rapidamente com rondas consecutivas no arranque do seu lado atacante para chegar a um resultado de 14-6. Apesar da equipa dos Fnatic ter conseguido ainda assim adiar a vitória da equipa dos G2 com duas rondas do seu lado, a equipa francesa acabou mesmo por vencer o mapa por 16-8 para forçar a partida a um terceiro mapa.
O mapa de todas as decisões para estas duas equipas foi Overpass, a equipa dos G2 que começaram do lado defensivo do mapa desde cedo dominaram a partida. Grandes prestações individuais por parte das estrelas da equipa francesa permitiu-lhes dominar por completo a equipa dos Fnatic que não mostrou possuir capacidades para lidar com o estilo de jogo dominante da equipa francesa que acabou por fechar a primeira metade da do mapa em 11-4. Na segunda metade do mapa, a equipa dos G2 voltou a aparecer melhor no seu lado atacante, mais uma vez foram as individualidades que vieram ao de cima por parte da equipa francesa e com um domínio avassalador, a equipa francesa fechou assim o terceiro mapa com uma vitória dominante por 16-5 acabando por mandar a equipa dos Fnatic para casa numa fase precoce do torneio. É a primeira vez que a organização australiana não se vai ver representada numa fase final dum Major de CSGO.
FURIA 1-2 Cloud9
Na partida final do dia, foi a vez da equipa dos FURIA tentar surpreender no primeiro Major da sua história eliminando a equipa dos Cloud9. O primeiro mapa, escolhido pela equipa dos Cloud9 foi Mirage. E quem entrou com tudo no mapa foi mesmo a equipa brasileira! Começando do lado defensivo do mapa, os FURIA pura e simplesmente colocou a equipa americana fora do servidor. Uma primeira metade com um jogo defensivo dinâmico e solidario por parte da equipa brasileira permitiu-lhes secar o jogo com um resultado parcial de 14-1. Na segunda metade a equipa dos Cloud9 simplesmente não conseguiu responder à confiança ganha pela equipa dos FURIA e cedeu mesmo todas as rondas da segunda metade do mapa. O mapa fixou-se nuns surpreendentes 16-1 a favor da equipa brasileira.
O mapa escolhido pela equipa dos FURIA para tentar levar de vencida a equipa dos Cloud9 foi Inferno. No entanto, se no primeiro mapa vimos a equipa brasileira a dominar por completo a partida do seu lado defensivo, desta vez foi mesmo a vez da equipa dos Cloud9. Mais uma vez uma equipa a mostrar a tendência deste evento a dominar por completo no seu lado defensivo, a equipa americana replicou mesmo aquilo que a equipa dos FURIA lhe fez no primeiro mapa! Com Timothy “autimatic” Ta à cabeça a equipa americana conseguiu mesmo vencer a primeira metade do mapa por 14-1. Na segunda parte do mapa, mais uma fotocopia do Mirage, mas no sentido inverso. A equipa dos Cloud9 manteve a pressão e para vencer a partida por uns incríveis 16-1. para empatar a série.
O ultimo mapa do dia para decisão de quem seria a terceira e última equipa a ser eliminada neste quarto dia de Major foi Cache. A equipa dos FURIA escolheu iniciar a partida do lado atacante do mapa, mas foi mesmo a equipa dos Cloud9 que começou melhor, a equipa americana venceu as duas primeiras rondas do mapa, mas, mais uma vez a equipa dos FURIA com a sua típica resiliência conseguiu mesmo adaptar-se para dominar a equipa americana. No entanto, ao contrário do que aconteceu nos dois primeiros mapas, a equipa brasileira, apesar de ter vencido a primeira parte do mapa por 8-7, mostrou bastantes fragilidades que fizeram com que a partida se mantivesse aparentemente equilibrada. Na segunda metade do mapa, a equipa dos Cloud9 mostrou ser capaz de fazer um lado atacante dominante no Cache para deixar que a equipa brasileira vencesse apenas duas das onze rondas disputadas na segunda metade deste último mapa. O jogo foi assim vencido pela equipa dos Cloud9 que mandou assim os estreantes dos FURIA para casa.
Ficou assim terminado mais um dia em grande de CSGO onde vimos as equipas dos Vega Squadron, Fnatic e FURIA a serem eliminadas do evento e a verem assim frustradas as duas ambiºões de chegarem ao New Legends Stage deste Major.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.