A Ascendant Studios está prestes a trazer uma nova proposta ao mercado com Immortals of Aveum.

Vem aí uma nova experiência cinematográfica single player em primeira pessoa. Immortals of Aveum foi anunciado de surpresa na cerimónia dos The Game Awards de dezembro e lançou dúvidas sobre o que seria.

O jogo foi desenvolvido pelas mãos da EA Originals e de um novo estúdio, a Ascendant Studios. A ideia deste novo título parte do génio do Bret Robbins, um dos responsáveis por jogos icónicos como Legacy of Kain, Gex ou Dead Space.

Este veterano da indústria com mais de 26 anos de história juntou-se a uma panóplia de talento que estava de saída da Telltale Games aquando do seu fecho. Com esta equipa de provas dadas, começou o trabalho numa ideia que já levava quase 30 anos de imaginação na sua cabeça: Immortals of Aveum.

Com muito tempo ligado aos títulos FPS, sempre pensou: “e se pegássemos em tudo o que faz um bom FPS e trocássemos as armas por magia?“. Esta pequena pergunta levou a um mundo de fantasia que verá a luz do dia com o apoio da EA Originals.

Em Immortals of Aveum seremos colocados no papel de um Battlemage, ou nas palavras do jogo um Magnus, chamado Jak. Sendo uma experiência cinematográfica linear, não há espaço para criação de personagens e teremos uma linha predefinida para seguir. Isto agrada-me pessoalmente porque sinto que já se vive uma exaustão dos jogos de mundo aberto onde somos quem quisermos. Fazem falta títulos onde podemos cumprir a visão de um bom escritor ou diretor criativo e absorver meramente aquilo que nos querem transmitir.

A nossa personagem vive num mundo (Aveum) em guerra pelo controlo de rios invisíveis de magia, chamados Ley Lines. Pertencemos à fação Lucium e temos de derrotar os Rasham, um grupo que pretende tomar conta destas linhas de ley e com isso controlar a magia no mundo de Aveum.

Segundo os criadores, o jogo terá pouco mais de 25 horas de duração e não irá exigir backtracking, reforçando a ideia da linearidade. Haverá alguns caminhos opcionais que darão acesso a recompensas mas não afetam a experiência geral do jogo.

gameplay mostrado durante a apresentação do jogo mostra exatamente aquilo que os criadores pretendiam quando imaginaram o jogo. Os combates são rápidos, intensos e sente-se bem o desenho deste mundo de fantasia sobre uma base de FPS convencional.

Em vez das habituais armas de fogo que vemos nestes jogos, teremos acesso a uma luva que nos permite lançar mais de 25 feitiços divididos por três tipos de magia diferentes:

Force (azul) – Ataques de longo alcance com projéteis lineares
Chaos (vermelho) – Uma espécie de “caçadeira” de magia que inflige grandes quantidades de dano e é especialmente forte a curta distância
Life (verde) – Quase como uma metralhadora de projéteis mais fracos mas rápidos que seguem os inimigos

Para além das habilidades normais, teremos acesso a vários feitiços especiais que consomem energia. Haverá ainda uma árvore de habilidades que nos permite desenhar o nosso kit adaptado ao nosso estilo de jogo. Existem também alguns equipamentos que irão melhorar as capacidades do Jak.

Apesar de toda a linearidade, haverá alguma exploração em certas zonas do jogo que ajudam a dar vida a este novo mundo. O combate será também complementado com puzzles que podem servir para progredir na estória, encontrar segredos ou ajudar a combater os inimigos mais difíceis.

Para dar vida à sua campanha cinemática, a Ascendant Studios recorreu a vários nomes conhecidos de séries e filmes para dar voz e cara às suas principais personagens. No jogo poderemos encontrar Gina Torres, Antonio Aakeel, Lily Cowels e Darren Barnett, que dará vida a Jak.

O Immortals of Aveum será lançado para a PlayStation 5, para as consolas Xbox Series X e S e para PC (Steam, Epic Games Store e EA App). A data prevista de lançamento do jogo é o próximo dia 20 de julho apontado para maiores de 18 anos.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB