A ESC Online Master League Portugal celebra esta temporada a sua 10.ª edição e este fim de semana um novo quinteto irá levantar o troféu. Será que teremos repetição de vencedor ou chegou a hora de um novo emblema conquistar a taça da maior competição ibérica?
A estreia da Master League Portugal remonta ao verão de 2018, ainda Train e Cache eram jogados. Nos playoffs, disputados na Altice Arena, OFFSET, Giants, Team HD e EGN Esports lutavam pelo título de campeões nacionais.
A vitória na primeira edição foi festejada pelo dominador quinteto ibérico composto por nomes como “rmn“, “ALEX” e “KillDream“. A conquista desse primeiro título levou a equipa onde militavam três portugueses e dois espanhóis à Moche XL Esports, onde bateram a Tempo Storm de “fox“, “HS” e “innocent“, fechando com um 3.º-4.º lugar na prova ganha pela brasileira SK Gaming.
Foi uma Giants totalmente portuguesa que voltou à final da segunda temporada, novamente frente à OFFSET que se apresentava agora sem “stadodo“, “pr” e “rizz“. Apesar da vantagem, fruto da caminhada pela ‘upper’, a OFFSET viria a ceder novamente na Grande Final frente à Giants, que conquistava o seu segundo troféu em duas temporadas.
A queda de Giants
A história só viria a mudar na terceira temporada. A Giants de “fox“, “rmn” e “MUTiRiS” era surpreendida pela GTZ de “emp” e “Carbon” nas meias-finais, o que resultou numa inédita final entre OFFSET e GTZ.
Depois de vencer a K1CK nas ‘meias’, a OFFSET – agora com “stadodo” e “pr” – conseguia finalmente terminar a hegemonia de Giants ao bater na final a GTZ por 2-0.
O reaparecimento da Giants e a chegada de SAW
Sem “ZELIN” e “KillDream” mas com “Cunha” e o regresso de “arki“, a Giants voltaria aos títulos e novamente contra a finalista de sempre, a OFFSET. Numa das finais mais desequilibradas, a Giants batia por 3-0 a equipa de “JUST“, “stadodo” e “pr” celebrando a conquista da quarta temporada.
As alterações nos lineups de topo do CS:GO nacional levaram à criação de uma nova equipa: SAW. O novo quinteto onde militava agora o core da Giants, mas sem “fox“, dominou a fase regular e chegou aos playoffs desta quinta temporada completamente invicta.
Foi a atropelar a FTW que SAW alcançava a primeira final defrontando a Giants de “fox” e dos miúdos “NOPEEj” e “pr“. A vitória voltou a cair para o lado dos experientes “MUTiRiS” e “rmn” que entregavam à SAW o primeiro título nesta quinta temporada.
A surpresa
Uma péssima fase regular deixava pela segunda vez consecutiva a OFFSET fora das contas dos playoffs. Foi assim que apareceram como surpresas as equipas de Baecon e eXploit nas meias-finais da competição. Com Giants a vingar-se do resultado da temporada anterior nas ‘meias’ e a despachar a SAW, a final ficaria completa com os surpreendentes Baecon de “Shellzi“, “Emp” e “kst“.
A final da sexta temporada foi disputada em cinco mapas com a Giants a perder a final perante a Baecon, que levantava assim o seu primeiro e único troféu da Master League Portugal até hoje.
Vai/vem de SAW
A sétima edição da Master League Portugal voltava a ser disputada online, fruto da ‘era Covid’. Com SAW e OFFSET a apresentarem-se como os emblemas mais fortes da fase regular e sem Giants na equação, a final acabou por juntá-los para um duelo muito equilibrado.
A vitória caiu para o lado de “MUTiRiS” e “rmn“, naquela que foi a última presença do histórico “fox” em playoffs da maior competição ibérica – sendo que a última em LAN tinha sido em 2019.
A oitava temporada ficou marcada pela decisão dos campeões em título SAW não apresentarem o lineup principal em competição, trazendo à prova a equipa de academia, que ficaria pela fase regular. Numa final novamente em LAN, em Pombal, a FTW chegava pela primeira vez ao jogo decisivo.
O duelo terminou ao fim do quarto mapa com o segundo troféu na bagagem da OFFSET – agora com “NOPEEj” e “rizz” – mas com o aparecimento das promessas “ewjerkz“, “DDias” e “arrozdoce” no lineup da FTW.
O ano (?) da fénix
A primeira temporada de 2022 foi um autêntico sonho para a For The Win. O jovem quinteto composto por “story“, “arrozdoce“, “ewjerkz“, “Ag1l” e “DDias” – comandado por “D10S” – alcançava a final da competição pela segunda vez em duas temporadas seguidas, tendo batido a OFFSET por 2-0 nas finais da ‘lower’ e após ter perdido o BO1 inicial frente à SAW, que chegava à final com um mapa de vantagem.
Numa das finais mais emocionantes de sempre da competição, foi a fénix a erguer-se no primeiro mapa por 16:6 e a deixar tudo em aberto para o que aí viria. A SAW não se deixou abalar e respondeu com um 16:9 em Overpass, podendo selar as contas da final em Vertigo.
A verdade é que a jovem FTW voltaria a reerguer-se para a vitória final: Com um 16:14 em Vertigo e um 16:11 em Nuke – o supermapa de SAW que levou o quinteto ao RMR – a fénix erguia pela primeira vez o título de campeã nacional.
Segunda temporada de 2022 e a história pode repetir-se. A 10.ª temporada da ESC Online Master League Portugal culmina este fim de semana em Pombal com uma final four composta por: FTW, SAW, VELOX e GTZ.
Será este o ano da fénix, o regresso da SAW aos títulos ou a surpresa de VELOX e GTZ? Não percas toda a ação em direto no canal da Twitch da tua RTP Arena já a partir de sábado. Os jogos decisivos disputam-se nos dias 3 e 4 de dezembro e podes marcar presença no pavilhão desportivo da Escola Secundária de Pombal para conheceres o novo campeão nacional.
Eis o calendário e horários completos desta fase final:
03/12 10:30 – FTW vs VELOX
03/12 12:45 – SAW vs NPlay GTZ
03/12 14:45 – Ronda 1 Inferior
03/12 18:30 – Final Superior
04/12 11:00 – Final Inferior
04/12 15:30 – Grande Final
Esta competição conta com o apoio da ESC Online.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.