Olá mais uma vez malta, daqui fala-vos Jota!
Já começaram a jogar Gwent? Que estão a achar até agora? Como assim só veêm ursos em todo o lado? Ah já percebi…
Uma das melhores coisas sobre Gwent é a equipa que está por trás do seu desenvolvimento. Sem dúvida que o staff da CD Projekt Red faz um óptimo trabalho, principalmente na medida em que dá ouvidos ao feedback da comunidade. No último patch que saiu, foram feitas imensas alterações de modo a balançar o metagame e equilibrar o poder de algumas cartas. Os problemas principais Ragh Nar Roog e Drought foram finalmente resolvidos e deixaram de aparecer em todo o lado; muitos monstros sofreram melhoramentos de forma a serem mais vistos no mais alto nível de jogo; Bugs foram arranjados. Mas, nem tudo foi positivo. É de opinião, quase unânime, que o buff ao Savage Bear era completamente desnecessário. Passar de 4 de força para 6 é ridículo tendo em conta a sua habilidade. Para contextualizar, pensei em falar hoje sobre aquele que é para muitos actualmente o melhor deck do jogo.
gwent bear
Savage Bear
Damage each enemy that appears by 1.
Portanto, estamos a falar de uma unidade que ganha valor incremental quanto mais tempo estiver em campo. Em 1º lugar, a carta dá importância a quem começa. Se o controlador for o primeiro a jogar e, tem de facto um urso destes na mão, está imediatamente em vantagem. Em 2º lugar, gostas de jogar com decks de consume que tiram proveito do efeito dos Harpy Eggs? Tens de lidar com isto primeiro, pois caso contrário, os ovos não perduram para florescer. Em 3º lugar, a consequência do buff foi dar, em média, mais um turno de vida à designada besta, o que, oferece tempo ao controlador para a proteger. Além disto tudo, numa facção onde existem unidades que dão heal, outras que revivem, acabamos por ter ainda mais value. Outra consequência do buff foi o valor em questão. Fazer com que esta unidade tenha 6 de poder é extremamente estranho e embaraçoso. Com a excepção de Alzur’s Thunder, quase todas as respostas são ineficientes ao ponto de provocarem mesmo uma péssima sensação a quem as usa. Já não é tão fácil usar Epidemic nela, é um desperdício usar Scorch e nenhum efeito de weather em dois turnos passa a ser o suficiente.
Começamos o jogo logo com dificuldades. Vamos supor então que conseguimos ultrapassar este obstáculo e, domamos a fera. De onde este veio existem outras:
gwent
Morkvarg
“Whenever this unit is discarded or destroyed, Resurrect it and weaken it by 3.”
Pois é, há mais. Uma das melhores cartas Silver do jogo também entra aqui. A partir de agora, temos um lobo a atormentar-nos a vida para o resto do jogo. Sim porque estar a matá-lo 3-4 vezes, regra geral, não é um bom plano. Mesmo que consigamos prendê-lo com um lock e, seguidamente de destruí-lo, ele pode simplesmente ser ressuscitado e deixa de estar lockado. Já para não falar que, optar por esta ultima opção, regra geral, significa utilizar duas cartas para lidar com uma. Perdendo assim card advantage. Esta carta combina de forma óptima com o líder Crach An Craite que, com o deck bem construído, vai buscar o lobo directamente para jogo e ainda o faz mais forte, fazendo com que sejam precisas mais balas para o mandar para o cemitério de vez. Outra utilidade desta carta é anular de forma bastante eficiente o efeito de Villentretenmerth, o nosso dragão favorito. Basicamente, em vez de conseguirmos destruir três unidades diferentes mas apenas uma, se tanto.
Querem mais razões para verificarem o abuso deste deck? Vejamos então:

Hjalmar
“Deploy: Spawn Lord of Undvik on the leftmost side of the opposite row. Whenever an enemy Lord of Undvik is destroyed, boost self by 10.”
Depois da melhor Silver, eis aquela que considero, sem dúvida a melhor Gold do jogo. Decidiram dar Nerf no Tibor Eggebracht porque era opressivo, mas não consideraram fazer o mesmo com esta que faz mais ou menos o mesmo. Esta nem vou comentar. Simplesmente 25 de poder em uma carta com uma condição extremamente fácil de preencher. Fraquinho…
Por último, a carta provavelmente mais subtil mas, que considero parte do problema que faz com que este deck seja demasiado poderoso:

Clan Drummond Shieldmaiden
“Veteran: 1.
Deploy: Damage a unit by 2. If it was already damaged, play a Clan Drummond Shieldmaiden from your deck.”
Esta é uma daquelas que, quanto mais depressa levar nerf, melhor. Ao início parece uma carta justa, visto que, para ter o seu potencial preenchido, é preciso que exista pelo menos uma unidade danificada em jogo (também resulta nas unidades aliadas!) e existe a possibilidade de termos mais que uma na mão. Vamos estabelecer um termo de comparação: consideremos o trio de Clan Drummond Shieldmaiden; trio de Crones e trio Esker-Vasemir-Lambert.

Crone: Brewess
“Deploy: Play Whispess and Weavess from your deck.”
Crone: Weavess
“Deploy: Play Brewess and Whispess from your deck.”
Crone: Whispess
“Deploy: Play Brewess and Weavess from your deck.”

Vasemir
“Play Eskel and Lambert from your deck.”
Lambert
“Play Eskel and Vasemir from your deck.”
Eskel
“Play Vasemir and Lambert from your deck.”
Numa primeira vista, parece haver uma discrepância de poder justa. Além de uma condição extra, o trio Shieldmaiden representa menos poder na board, mesmo que o dano seja todo dado a unidades adversárias. Mas isto é apenas na primeira ronda! Na segunda, a habilidade veteran activa e, já passa de 15 de poder total para 18, ultrapassando assim o trio de Witchers. Na terceira ronda passa para 21, ultrapassando o poder do trio de Crones, passando assim a ser o trio mais poderoso! Se ainda estão a pensar que não é um problema visto que existe uma condição extra e, este poder extra só resulta na última ronda, então considerem a parte mais escandalosa: os últimos dois trios, ocupam 3 slots silver no deck. O que significa que estamos a abdicar de 3 cartas extremamente poderosas para obtermos este tempo swing. Já Skellige não tem esse problema, visto o trio é de bronze… Isto faz uma diferença ABISMAL e é o principal problema da carta!
Num próximo patch, estas são as minhas sugestões de nerfs prioritários. Até porque 80% dos decks utilizados serem todos iguais não é muito divertido. Honestamente começo a ter pesadelos com ursos… Eu sei que já não estamos no inverno, mas não me importava que continuassem hibernados.
Até lá a minha sugestão são tech cartas nos vossos decks. Nomeadamente neste deck em particular (visto que é simplesmente melhor que os outros). E, como seria de esperar, a melhor tech que anda aí para jogar mirror matches, são mais ursos – Raging Berserker. Este encaixa que nem uma luva contra os Savage Bear do oponente, visto que assim que entram em campo, transformam-se imediatamente. Ou então, se houver algum silver slot livre no deck – Prize Winning Cow. Com o mesmo objectivo.
You know what they say: “If you can’t beat them, join them… and add more bears!”
 
gwent joão
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