Worlds 22

Já começou a nova edição do League of Legends World Championship. A RTP Arena preparou um guia para os mais desatentos que tem toda a informação que precisas sobre a maior competição do jogo.

Decorreu na passada madrugada o primeiro dia de play-in dos Worlds 2022 com bons resultados para a região europeia e uma surpreendente estreia do português Rhuckz no evento.

Esta noite segue-se mais uma ronda desta fase que é a primeira de três fases distintas na competição. A competição começou ontem, dia 29 de setembro e irá prolongar-se até ao dia 6 de novembro quando será coroada a sucessora da EDward Gaming, vencedora de 2021.

Neste guia podes encontrar:

  1. Novo troféu dos Worlds 2022
  2. Patch 12.18
  3. Play-In
  4. Main Event
  5. Cidades anfitriãs
  6. Transmissões
  7. Hino oficial

Troféu Tiffany & Co.

Para o novo campeonato do mundo de League of Legends, a Riot Games pediu à Tiffany & Co. para redesenhar o velho troféu dos Worlds, nunca alterado desde a sua introdução. Esta nova taça é mais simples que a anterior e pesa cerca de 20 quilogramas medindo à volta de 69 centímetros de altura.

Worlds 2022

Patch 12.18

Esta é a atualização utilizada durante todo o campeonato do mundo. O Patch 12.18 foi lançado no dia 21 de setembro nos servidores de jogo.

A Lulu, Kalista, Hecarim e Kayn receberam nerfs pesados, prevendo-se o seu uso na competição. Ajustes foram feitos ao Maokai e ao Udyr para permitir que encaixem na meta do torneio, algo que ainda só aconteceu com o primeiro.

Play-In

A fase de play-in começou oficialmente ontem e está a ser disputada ao vivo na Cidade do México, no México. Esta fase decorrerá até ao dia 4 de outubro e apura 4 equipas que irão completar o Main Event do maior torneio de League of Legends.

No primeiro dia, a MAD Lions e a Fnatic subiram ao topo dos seus grupos para estabelecer uma boa posição de passagem. Rhuckz estreou-se na Fnatic para vencer os dois primeiros jogos em substituição de Hylissang, impedido de voar. O português conta com um KDA de 22.0, melhor do evento até agora.

A melhor equipa de cada grupo passa automaticamente para o Main Event ao passo que a última classificada será imediatamente eliminada. As 3 seguintes irão jogar uma fase de eliminatória por grupo para apurar a entrega da segunda vaga a cada um dos grupos.

Main Event

A fase de grupos do Main Event começa no dia 7 de outubro e será jogada em dois fins de semana, 7 a 10 de outubro e 13 a 16 de outubro. Os grupos já estão apurados com as melhores seeds de cada região, ficando em aberto uma vaga em cada um dos quatro grupos para as melhores equipas da fase de play-in.

A resolução destes grupos é mais simples, passando as duas melhores de cada grupos para a fase de eliminatórias, ficando outras duas pelo caminho.

Depois desta fase seguem-se os playoffs com as 8 melhores equipas da competição a entrarem na reta final do campeonato do mundo. As eliminatórias serão disputadas entre os dias 20 de outubro e dia 6 de novembro, data da grande final.

Como habitual, a árvore de competição será jogada à melhor de cinco jogos em eliminação única.

Cidades do evento

Os Worlds 2022 serão jogados na América do Norte, entre um total de quatro cidades: São Francisco, Atlanta, Nova Iorque e Cidade do México.

Cada cidade receberá uma fase diferente do torneio:

  • Play-Ins: 29 de setembro a 4 de outubro no Arena Esports Stadium da Cidade do México;
  • Grupos: 7 a 10 e 13 a 16 de outubro no Hulu Theater do Madison Square Garden em Nova Iorque;
  • Quartos-de-final: 20 a 23 de outubro no Hulu Theater do Madison Square Garden em Nova Iorque;
  • Semifinais: 29 e 30 de outubro na State Farm Arena de Atlanta, Georgia;
  • Finais: 6 de novembro no Chase Center de San Francisco, California.

Transmissão

Há transmissões em onze idiomas distintos, cada um com direito ao seu próprio canal de transmissão. Para facilitar a escolha optámos por dar duas dessas transmissões que podem ser mais úteis para o público português:

Na fase de play-in os jogos começam às 21 e podem decorrer até às 5 horas da manhã. Na fase de grupos, os horários devem terminar mais cedo com a primeira volta a decorrer entre as 21 horas e as 4 horas e na segunda volta entre as 20 horas e as 2 horas.

Os playoffs decorrem sempre às 22 horas, com a exceção da semifinal de dia 30 de outubro que começa pelas 21 horas. A grande final do dia 6 de novembro começa às zero horas ou 24 horas de dia 5 de novembro.

STAR WALKIN’

Como habitual, há um novo hino dos Worlds 2022, desta vez pela voz de Lil Nas X, o auto-intitulado presidente do League of Legends:

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB