Fotografia por: Michal Konkol/Riot Games

A G2 Esports foi a primeira equipa a levantar o galardão do LEC em 2023 numa final totalmente dominada pelos samurais.

O LEC Winter Split chegou ao fim este domingo com um duelo entre duas habituais suspeitas nesta fase da competição. MAD Lions e G2 Esports enfrentaram-se novamente numa final da competição com os samurais a saírem por cima do desafio.

Pelo caminho ficaram SK Gaming e KOI, ambas eliminadas na Lower Bracket pelos leões. A G2 Esports apenas teve de passar pela KOI na final da Upper Bracket, relegando a estreante espanhola à final da LB.

Com duas posições importantes em jogo para além do estatuto de vencer o primeiro Winter Split de sempre do LEC, as duas equipas entraram com tudo para esta final. Havia esperanças para um regresso à forma da MAD Lions, algo que não aconteceu.

A equipa líder da época regular do LEC apresentou-se de forma desastrosa frente à G2 Esports de rLT (na fotografia a levantar o troféu). Com um meta desatualizado e sem ideias de jogo concretas, os leões caíram facilmente às mãos dos samurais.

Foram precisos apenas três desafios para que se apurasse o novo campeão do campeonato europeu de League of Legends. Não há história a reter dos dois primeiros jogos que foram pouco além dos 25 minutos.

Ao terceiro duelo, a MAD Lions ainda tentou e conseguiu levar o duelo para além da marca dos 40 minutos, altura em que qualquer equipa pode vencer, mas a Bot Lane Zeri+Yuumi provou-se demasiado fraca para a estranha mas funcional Sivir+Heimerdinger.

O conjunto da G2 teve um caminho complicado na época regular, não indo além da quarta posição. A formação soube reinventar-se nos playoffs, onde são habitualmente matadores, e os cinco elementos que constituem esta equipa ficaram no top 5 de KDA desta fase.

Com este resultado, a G2 Esports garantiu a primeira vaga internacional no MSI e já tem o seu lugar garantido nas LEC Finals. Esta é mais uma grande vitória da organização que nas últimas 2 semanas venceu o Major de CS:GO, Invitational de R6 e finalmente o LEC.

A fórmula do novo Winter Split parece ter-se provado como vencedora. Esta nova temporada inicial da competição europeia viu a média de espectadores crescer relativamente às temporadas de primavera e verão de 2022.

Com o novo formato, quase não há tempo de pausa entre temporadas. O LEC Spring Split regressa já no próximo dia 11 de março com uma Super Week onde a G2 inicia a sua defesa do título frente à Team Heretics.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB