O braço de ferro entre Epic Games e Apple sobre o Fortnite parece estar perto de chegar ao fim, com a Epic a sair vencedora.
Desde 2020 que o Fortnite está fora da App Store, tornando-se inacessível aos jogadores dos Estados Unidos da América, dado que no país a loja da Apple é a única autorizada nos seus dispositivos. Anos de batalhas legais e adiamentos de decisões a pedido da Apple chegaram finalmente ao fim com uma resolução favorável à Epic Games.
Os tribunais norte-americanos decretaram que a taxa sobre transações digitais nas plataformas com iOS não pode ser cobrada pela Apple, tal como já tinha decretado a União Europeia. Com efeito, a Apple não pode cobrar uma percentagem do dinheiro que os jogadores gastam no Fortnite, como defendia a Epic Games.
Na União Europeia o caso até se levantou de outra forma, obrigando a Apple a abrir os seus dispositivos a lojas alternativas, dando aos jogadores europeus a possibilidade de jogar o Battle Royale através da loja própria da Epic Games. Nos EUA, o acesso ao jogo ficou adiado até se conhecer a decisão do tribunal e agora está planeado para a próxima semana.
Tim Sweeney, CEO da Epic, garante ainda que se a Apple deixar cair a taxa que cobra no resto do mundo, o jogo voltará à loja oficial em todo o globo de imediato.
We will return Fortnite to the US iOS App Store next week.
Epic puts forth a peace proposal: If Apple extends the court’s friction-free, Apple-tax-free framework worldwide, we’ll return Fortnite to the App Store worldwide and drop current and future litigation on the topic. https://t.co/bIRTePm0Tv
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) April 30, 2025
Lê as últimas novidades dos esports aqui.