Fotografia por: LEC Troféu

O tão desejado formato competitivo do League of Legends pode estar finalmente a caminho de se tornar regra nas maiores competições do jogo.

Há anos que os fãs pedem que a Riot Games traga, ou pelo menos teste, a utilização do Fearless Draft nos jogos oficiais das ligas Tier 1. Este formato pode ser usado em qualquer série, Bo3 ou Bo5, e muda por completo as regras do Draft.

No Fearless Draft, uma equipa não pode repetir campeões usados em jogos anteriores de uma série, sendo que a equipa adversária pode escolher os campeões usados pela formação rival, obrigando a preparar várias estratégias para cada série.

Isto permite que quanto maior a série, maior a variedade de táticas, estratégias e campeões vamos ver no Summoner’s Rift. Para referência visual, em Fearless Draft, uma série que for a 5º jogo terá 20 campeões banidos para cada equipa, sem contar com os 5 bans normais do Draft, ou seja, a esses 20 para cada lado, juntam-se mais 10 do Pick/Ban, reduzindo substancialmente o leque de campeões disponíveis.

Uma versão deste formato já tinha sido confirmada para a 3ª competição internacional que vai estrear em 2025. Para além dessa competição, as segundas divisões da LCK e da LPL já correm neste formato.

Max ” Riot MAXtheX” Schmidt, Diretor do LoL Esports EMEA, deu recentemente uma entrevista ao portal Sheep Esports onde aborda especificamente este tema. Revelou que o Fearless Draft está em cima da mesa para implementação nas ligas no próximo ano competitivo, mas que a Riot ainda precisa de analisar o efeito das mudanças feitas em 2024 nas suas competições. Sem especificar quais ligas estão em cima da mesa para receber o formato, o Diretor do LoL Esports EMEA refere que este está a ser estudado para ser implementado nos seus vários sistemas, que pode também incluir o EMEA Masters.

Podes ver toda a entrevista de Max Schmidt à Sheep Esports aqui:

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB