Fabledom chegou finalmente ao early access e na pequena campanha que disponibiliza já impressiona.

Das mãos da Grenaa Games, em parceria com a Dear Villagers, chega-nos uma nova proposta para o género dos City Builders. Inspirado em contos de fadas, Fabledom tenta regressar às origens deste tipo de jogo e tirar algum peso das nossas aventuras bélicas.

O foco do jogo em combates ou perigos adjacentes é consideravelmente reduzido e isto dá-nos a possibilidade de focar os nossos esforços na criatividade. É uma proposta mais relaxada do que estamos habituados a ver nos últimos anos dentro desta categoria.

Na versão atual há dois modos de jogo disponíveis: um modo normal de gestão de território e recursos, e um modo criativo onde tudo está desbloqueado e a única barreira é a nossa imaginação.

A gestão da cidade não destoa daquilo que é habitual num City Builder. Temos de angariar recursos, transformar matérias, fazer uma boa gestão entre boas e más áreas de habitação para os nossos residentes/trabalhadores e repetir enquanto vamos aumentando cada vez mais a nossa pequena aldeia até uma grande metrópole.

Com um visual apelativo, simples e carismático, o jogo não nos complica o processo de desenvolvimento que até é relativamente rápido. Tudo o que precisamos está nas imediações e todos os menus estão desenhados para que não seja uma tarefa dura preparar a nossa cidade para a expansão.

Sem dar demasiada liberdade ao criador, que tem o problema de tornar o desenvolvimento lento, é possível desenhar o nosso espaço de forma única.

Os mapas são aleatoriamente gerados e permitem experiências novas a cada recomeço. Iniciando o jogo num pequeno bloco de terra, vamos adquirindo mais e mais terreno para expandir a nossa cidade à medida que os recursos o permitirem. Apesar de ser uma mecânica por vezes difícil de lidar, em Fabledom nunca senti que estivesse a precisar de mais espaço do que o jogo me permitia adquirir no momento.

 Na fase atual do jogo não me foi permitido viajar para outros territórios. Fica a dúvida de como mudaria o meu jogo assim que criasse ligação entre reinos.

Sempre focado no seu principal tema, as fábulas, Fabledom apresenta-nos um sistema único de diplomacia com as restantes civilizações. Passo a explicar: no nosso jogo temos acesso a um herói, que é a cara do nosso reino. Através desse herói podemos começar a interagir com reinos vizinhos, contudo, as habituais interações negativas são substituídas por interações mais bondosas.

Podemos cortejar os reis ou rainhas das outras terras, para tentar garantir uma união de reinos, podemos conversar de forma positiva ou negativa, e tentar negociar com estes reinos. Será também possível espiar ou declarar guerra a estes povos, mas estas opções não estão ainda disponíveis na fase de Early Access (uma pena porque gostava de ver como funcionam as mecânicas de combate).

Na sua página Steam é dito que Fabledom é inspirado em The Settlers, Foundation e Kingdoms and Castles, mas se não soubesse diria que a inspiração teria sido o Cultures. O jogo remete-me para o ambiente descontraído que o velho título da Funatics Software transpirava.

O seu jogo desafiante, mas não demasiado complicado, o foco na criatividade e o ambiente construído à volta da tranquilidade são pontos positivos. Tenho pena que o Early Access tenha tantas limitações a partir das 2 horas e meia de jogo, mas ficarei ansioso por ver a versão completa.

Sendo um enorme fã de estratégia, como já referi em dezenas de outras análises, fiquei com um gostinho especial por Fabledom. Este título tem tudo para ser um sucesso dentro dos City Builders.

O Fabledom foi disponibilizado em early access no passado dia 13 de abril e deverá ser oficialmente lançado em junho deste ano. Este título de estratégia e gestão estará disponível apenas em PC, na loja Steam.

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