A preparar o próximo ano competivo, a ESL anunciou diversas mudanças para a Challenger League com novas regiões e sistemas de promoções e relegações.

A partir de 2024, a principal liga regional contará com edições disputadas também na América do Sul e Oceânia, as duas regiões mais ativas que ainda não tinham uma divisão dedicada com acesso direto à ESL Pro League.

Agora, as cinco maiores regiões do cenário (Europa, América do Norte, Ásia, América do Sul e Oceânia) terão atividade ao mais alto nível, apurando-se as duas melhores equipas de cada liga para um dos maiores torneios do circuito EPT.

Com um valor combinado de $290,000 em prémios e dez vagas na ESL Pro League S20, a ESL Challenger S47 irá arrancar a 13 de fevereiro com um total de 80 equipas a participar, contando com partidas disputadas até ao 9 de junho.

ESL Challenger League

O formato simplicado da ESL Challenger League S47 (Clicar na imagem para ampliar) 

Na Europa, o formato da competição permanecerá inalterado relativamente ao que já está em vigor, existindo duas fases de grupos (1ª seeding, 2ª qualificação) que irão filtrar os 24 participantes até restarem apenas 8 para os Playoffs.

Com SAW a participar na ECL S46, o objetivo dos Warriors será sempre evitar os dois lugares terminais da 1ª fase, tendo no Top 2 o acesso ao grupo de seeding superior e apuramento garantido para a derradeira chave de eliminação dupla.

ESL Challenger League

Um novo sistema de pontos entra em vigor na ESEA Advanced. (Clicar na imagem para ampliar)

Relativamente às subidas e descidas da liga, este é outra das novidades apresentadas pela organizadora para 2024, existindo agora mais oportunidades de alcançar esta divisão para equipas da ESEA Advanced, como FTW e Los Alpacas.

Os vencedores da ESEA Advanced S48 e S49 continuarão a apurar-se diretamente para a ECL, sendo implementando um sistema de pontos do 2º ao 8º classificado que colocará estas equipas numa das duas fases de relegação anunciadas.

ESL Challenger League

Com duas chaves distintas, estas são as novas relegações da ECL na Europa. (Clicar para ampliar)

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB