A preparar o próximo ano competivo, a ESL anunciou diversas mudanças para a Challenger League com novas regiões e sistemas de promoções e relegações.
A partir de 2024, a principal liga regional contará com edições disputadas também na América do Sul e Oceânia, as duas regiões mais ativas que ainda não tinham uma divisão dedicada com acesso direto à ESL Pro League.
#ESLChallengerLeague returns in 2024 with Season 47!
🗓️ Feb 13 – Jun 9
🌎 80 Teams from 5 Regions
💰$290,000 Total Prize Pool
📈 Secure a spot in #ESLProLeague S20
🌐 Expanding to South America & Australia👇 Check regional formats & prizes below!https://t.co/VZh6XGE8CI pic.twitter.com/cr93TjZnsK
— ESL Counter-Strike (@ESLCS) October 17, 2023
Agora, as cinco maiores regiões do cenário (Europa, América do Norte, Ásia, América do Sul e Oceânia) terão atividade ao mais alto nível, apurando-se as duas melhores equipas de cada liga para um dos maiores torneios do circuito EPT.
Com um valor combinado de $290,000 em prémios e dez vagas na ESL Pro League S20, a ESL Challenger S47 irá arrancar a 13 de fevereiro com um total de 80 equipas a participar, contando com partidas disputadas até ao 9 de junho.
Na Europa, o formato da competição permanecerá inalterado relativamente ao que já está em vigor, existindo duas fases de grupos (1ª seeding, 2ª qualificação) que irão filtrar os 24 participantes até restarem apenas 8 para os Playoffs.
Com SAW a participar na ECL S46, o objetivo dos Warriors será sempre evitar os dois lugares terminais da 1ª fase, tendo no Top 2 o acesso ao grupo de seeding superior e apuramento garantido para a derradeira chave de eliminação dupla.
Relativamente às subidas e descidas da liga, este é outra das novidades apresentadas pela organizadora para 2024, existindo agora mais oportunidades de alcançar esta divisão para equipas da ESEA Advanced, como FTW e Los Alpacas.
Os vencedores da ESEA Advanced S48 e S49 continuarão a apurar-se diretamente para a ECL, sendo implementando um sistema de pontos do 2º ao 8º classificado que colocará estas equipas numa das duas fases de relegação anunciadas.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.