Os atletas da norte-americana Perseverance mentiram à ESL durante o processo de reagendamento de um jogo e foram banidos durante dois meses, acabando também despedidos da equipa.
A ESL anunciou esta terça-feira a surpreendente notícia do banimento dos atletas ex-Perseverance de participarem em competições do ESL Pro Tour durante dois meses.
Segundo o comunidado da organizadora, em causa esteve o processo de reagendamento de um jogo da ESL onde os jogadores mentiram para conseguirem adiar uma partida contra a Mythic.
Segundo uma investigação da Dust2.us, a equipa pretendia adiar o jogo para conseguir entrar no servidor com o venezuelano Nelvin “nooz” Gonzalez no lugar do afastado “xaler“.
Nesta troca de mensagens entre equipa e ESL, as tentativas passaram por criar falsos problemas de energia de modo a convencer o admin da ECL norte-americana. Entre mensagens inventadas por parte da empresa de energia e boletins meteorológicos falsos, a tentativa não correu da melhor forma.
A ‘brincadeira’ por parte do quinteto relativamente ao jogo da ESL Challenger League S48 NA acabou por levar a organizadora a investigar o caso e encontrar evidências de falseamento de comunicação ao longo do processo.
Update Regarding ESL Announcement pic.twitter.com/M05v0RRjV4
— Perseverance Gaming (@perseverancehq) July 30, 2024
A Perseverance acabou desqualificada da ECL S48 e os jogadores foram suspensos das provas da EFG – como qualificadores para o IEM Rio, ESL Challenger Atlanta e ESL Challenger Katowice.
A organização condenou de imediato as atitudes da equipa e dos intervenientes neste caso insólito e decidiu afastar o quinteto.
De realçar que quatro dos elementos ex-Perseverance garantiram também a qualificação para a IESF World Championship, não se sabendo ainda se poderão disputar o torneio.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.