O Teamfight Tactics está agora na segunda metade do set Galaxies que recebeu inúmeras novidades como classes, galáxias e até um novo passe. Com cada set a ter uma duração de 6 meses e uma actualização intermédia a cada 3, este set irá durar ainda até setembro.


A RTP Arena teve a oportunidade de fazer umas curtas perguntas ao Product Lead do Teamfight Tactics, TJ Bourus, relativas ao estado do jogo e futuro:

Podemos esperar uma plataforma independente para o TFT no formato PC, idêntico ao que fizeram com o Legends of Runeterra e com o VALORANT, ou irão manter o TFT como uma parte do League of Legends? 

TJ: “Não há quaisquer planos para isso a curto prazo, nem mesmo a médio prazo. Por agora, o TFT continuará a existir dentro do client [do LoL]. Ainda assim, está no nosso radar pensar nisto à medida que vamos introduzindo mais funções no jogo.

Todos os sets futuros vão ter um sistema idêntico ao Galaxy Pass? E irão todos ter 2 passes por set?

TJ: “Não posso dizer com toda a certeza que será este o caso para sempre, mas por agora este é o sistema que está a funcionar. Estamos sempre a analisar as criticas objectivas e subjectivas feitas pelos jogadores quanto a estes sistemas e garantidamente iremos proceder a alterações caso algo não seja do seu agrado.

O TFT Mobile está a ter a reacção e a interacção que esperavam do público?

TJ: “Sim! No entanto há ainda muito trabalho pela frente para melhorar a experiência do TFT Mobile. Assim que alcançarmos o formato de PC em termos de funções disponíveis, vamos também explorar experiências em primeira mão neste formato, como por exemplo como jogar TFT em períodos de tempo mais curtos para quem está em movimento.

Que é que nos podes dizer quanto ao futuro modo de espectador?

TJ: “Como referi no Dev Drop [explicado abaixo] nós queremos ter este modo pronto já este ano porque é muito importante para o ecossistema de torneios. Nós temos uma pequena equipa e tínhamos todos os esforços apontados em criar novos sets e realizar o lançamento em Mobile. Vamos agora começar o trabalho no modo de espectador.

Quantos sets já estão planeados para os próximos anos? Podes dar-nos algumas dicas quanto ao próximo?

TJ: “Terão de ver o Dev Drop para saberem a resposta a esta! Estamos a trabalhar arduamente no set 4 e já estamos a pensar no lançamento do set 5.

Quando estão a trabalhar num novo set, têm à vossa disposição campeões que ainda não foram lançados no League of Legends? Ou apenas trabalham com a lista já lançada?

TJ: “Primeiro pensamos num tema, garantimos que existem campeões suficientes que cumpram este tema e depois vemos as datas de lançamentos para verificar se algum novo campeão fará sentido lançar nesse tema. Estamos sincronizados com a equipas de campeões e personalização do League of Legends para encontrar maneiras de encaixar nos seus lançamentos. Por vezes as estrelas alinham-se possibilitando lançar novos campeões ou skins com o lançamento de um set ou mid-set. O Astronaut Bard é um óptimo exemplo disso!

Podemos esperar personagens que não são jogáveis no League of Legends, como existem no Legends of Runeterra?

TJ: “Provavelmente não, pelo menos para já. O TFT foi forjado no fogo e no aço que criou o League of Legends, mesmo motor de jogo, por isso partilhamos o nosso conteúdo. Mas quem sabe, talvez um dia tenhamos lançado tantas Little Legends que possamos fazer um set de Little Legends, estou a brincar… mas e se?

Qual tem sido a resposta do público ao formato do Galaxies Championship?

TJ: “Estamos muito contentes por finalmente dar aos jogadores um verdadeiro campeonato competitivo de TFT, no entanto tivemos algumas dificuldades ao longo do caminho. Sabemos que não vamos acertar sempre à primeira, por isso vamos continuar atentos ao resultado da competição e vamos estar abertos a todo o feedback ao longo do caminho para fazermos alterações em cada set. No final de contas, nós queremos que o esport de TFT seja um lugar onde a tua habilidade diária é o teu bilhete para o campeonato, enquanto criamos experiências interessantes para os espectadores ao longo do caminho.

Durante um diário de desenvolvimento lançado no passado dia 6 de agosto, TJ, deixou algumas dicas sobre o próximo set. Esperam-se inspirações nas skins Spirit Blossom, God, Warring Kingdoms e Blood Moon.

No video, é também referido que o modo de espectador continua a ser desenvolvido mas foi atrasado devido a outras necessidades. O lançamento mobile e a gestão dos sets são duas das causas para esse atraso. Ficou também a promessa de um novo modo de TFT com lançamento no próximo ano.

Durante este Dev Drop revelaram também uma nova moeda dedicada ao TFT, que servirá para actualizar as little legends. Isto remove o factor aleatório na altura de evoluir estas pequenas mascotes. Será também possível comprar algumas das novas little legends e as suas versões diferentes sem ser necessário abrir ovos para tal.

Relativamente aos tabuleiros de jogo, segundo o TJ, estão a ser testados tabuleiros dinâmicos. Estes tabuleiros reagirão ao estado do jogo, alterando consoante vitórias e derrotas.

Já só restam 37 dias para terminar o Pass II da expansão Galaxies. Num espectro de esports, as finais regionais do Galaxies Championship começam hoje, com o Japão a inaugurar a fase final. As finais europeias decorrem nos dias 15 e 16 de agosto.

O Galaxies Championship decorre nos dias 3 e 4 de setembro, com o 4º set a ser anunciado logo no dia seguinte ao final do campeonato, dia 5 de setembro.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB