A RTP Arena foi saber mais sobre Enigma, o artista português que tem dado cartas lá fora. 

Tiago “Enigma” Paixão, natural do Algarve, foi para Inglaterra estudar cinema e agora trabalha para algumas das maiores organizações de videojogos do Mundo.

Trabalha desde setembro do ano passado na Team Liquid e recentemente esteve nas bocas do mundo ao fazer o teaser de VALORANT para o novo Battle Pass, parte da comemoração Year One do jogo.


Há quanto tempo trabalhas com a Team Liquid, queres explicar-nos um pouco do que fazes na organização?

Enigma: “Estou na Team Liquid desde setembro do ano passado.

Eu comecei por lançar um vídeo de VALORANT, um jogo que saiu no ano passado que eu comecei a jogar e pensei, vou brincar um bocado com isto por ser um novo jogo e haver tanta hype à volta dele. Porque não fazer algo que junta 3D e algum gameplay e o vídeo acabou por ser o que me lançou. Tive pessoal da Riot Games a partilhar tanto para fora como dentro da empresa.

Depois dentro da Team Liquid houve gente a ver o vídeo também, em conjunto com a produtora da organização, a 1UP Studios e enviaram-me mensagem a perguntar se era possível fazer um vídeo assim para anunciar a equipa. Daí fiz este vídeo para a Team Liquid e em 24 horas teve 1 milhão de visualizações no Twitter e toda a gente ficou parva com isso e claro que os jogadores adoraram.

Dentro da Team Liquid comecei por fazer algumas edits em After Effects e Visual Effects. Depois comecei a fazer alguns trabalhos relacionados com 3D porque era o que eu queria fazer. Ajudo no trabalho de wallpapers, material de social marketing, imagens, etc… E isto levou-me a trabalhar com marcas grandes como a Alienware.

Como surgiu o teu interesse em trabalhar com videojogos?

Enigma: Bem, isso agora… Eu já ando nisto há mais de 10 anos, sempre editei videojogos, sempre adorei videojogos e tudo começou porque eu sempre quis alguém que me editasse os vídeos dos jogos mas antigamente era difícil arranjar pessoal que fizesse edições, ou então tinha de pagar e eu não tinha dinheiro, aí decidi, porque não aprender isto?

Comecei a motivar-me com alguns editores que haviam na altura como o Rechyyy. Motivaram-me a ser melhor a seguir as suas pegadas e seguir um caminho diferente como por exemplo fazer Rock Videogame Edits, algo que ninguém fazia e acho que foi isso que me lançou quando comecei.

Entretanto depois abri um canal no YouTube chamado T3C que fechei há cerca de 2 anos para me focar em mim. Basicamente era um canal de edits em que só os melhores tinham vídeos no canal e aproveitei para aprender com estes editores.

Como surgiu o contacto da Riot Games?

Enigma: Este contacto surgiu em primeiro lugar com as partilhas do primeiro vídeo que te mostrei [Break Down]. Na altura até fiz uma stream a montar o meu computador e apareceram vários trabalhadores da empresa a dar-me os parabéns pelo vídeo, algo que me deixou muito contente.

Depois fiz o vídeo para a Team Liquid a introduzir a equipa de VALORANT e de seguida fui contactado pelo Alberto da Riot Games. Eu na altura não tinha muito tempo e achei que era algo pequeno para Portugal e até descartei mas agora surgiu novamente a oportunidade com a comemoração do Year One do VALORANT.

Ele voltou a enviar-me mensagem a ver se eu tinha tempo e como estava quase a terminar a faculdade com quase tudo feito, aceitei. No primeiro email já estava pessoal da Riot e fiquei logo ‘epá…’ porque eu pensava que ia fazer um videozinho e afinal estava lá toda a gente.

Depois disseram-me, isto vai ser para o Year One, vais trabalhar com mais 4 criadores sem revelar quem eram. Atenção, nunca soube quem eram nem o que iam fazer até ao ao lançamento e bem tentei.

Como foi trabalhar neste sketch para o VALORANT?

Enigma: “Foi incrível. Eu adorei o facto de me terem dito que ia sair um novo personagem antes de mais ninguém saber. Até deu aquele nervosinho miúdo porque absolutamente ninguém conhecia o personagem e eu jogo o jogo por isso foi uma grande ‘cena’ para mim. 

Conhecer este personagem deu-me a inspiração para trabalhar nas coisas com outro ânimo e fazer o que queria fazer.

E trabalhaste diretamente com a Riot Games ou deram-te liberdade total e depois incluíram no vídeo geral?

Enigma: Eles foram incríveis, deram-me a color pallete, disseram que tinham algumas ideias para mim e que se eu quisesse seguir essas ideias podia fazê-lo, se não quisesse podia fazer à minha maneira. 

Até me ofereceram acesso a algumas tools de developer para tirar imagens do personagens para as cinematics sem problema. Ainda fiquei naquela, faço em 3D? Dado que é aquilo me fez ser reconhecido e o público já adora ou faço a mistura como fazia antes com 3D e gameplay. Dei-lhes as duas ideias e passada uma semana tive de fazer um pitch para mostrar a minha visão. Não sei como foi com os outros criadores mas essa foi a maneira como eu trabalhei com eles.

O facto de ter estudado filmes na universidade ajudou-me a fazer um pitch para eles de como queria o vídeo. Agarrei nisto como se fosse um pitch para uma empresa e eu estava a vender a ideia. Apresentei uns slides com as ideias de que podia fazer tudo em CGI ou misturar e eles disseram: ‘faz aquilo que tu quiseres, o que achares que é mais porreiro’. Nessa mesma semana fiz logo um vídeo de uma animação mais rough porque eu já estava todo entusiasmado e eles reagiram muito bem então percebi que o caminho era tudo CGI.

De onde surgiu a inspiração para o vídeo até porque usas o KAY/O, uma personagem que ainda nem tinha lançada?

Enigma: A minha parte foi o segmento do BattlePass e eu se quisesse nem usava o personagem, contudo ainda bem que o usei. Quanto à motivação, no slide que eu fiz, inspirei-me em filmes como o Chappie e no seu realizador Neil Blomkamp. Até usei imagens do Chappie no slide para mostrar que queria a câmara um pouco tremida e que esta era a minha visão.

Queria fazer algo à noite, porque no jogo não há nada que seja à noite e eles adoraram a ideia de fazer algo diferente e mostrar algo que o VALORANT nunca mostrou. Depois acabou por ser uma sessão de experimentação. A música também me inspirou com a necessidade de sincronização e acabou por influenciar muitos a ideia por de trás do vídeo.

Jogas VALORANT no teu dia a dia? Personagem favorita?

Enigma: Jogo jogo! A minha favorita é a Skye, sem dúvida. O meu rank foi Plat mas depois fiz uma pausa para jogar Apex Legends. Recentemente voltei a jogar para ver se consigo passar o Battle Pass e desbloquear todas as armas como uma espécie de memória.

Já há mais projetos no horizonte com a Riot Games? Seja para VALORANT ou para outros jogos?

Enigma: Para já não mas estou sempre aberto a novas oportunidades. Isto também depende muito da Team Liquid porque eu trabalho exclusivamente para a equipa. Por exemplo tive de pedir uma autorização à equipa para poder trabalhar no vídeo do VALORANT. A Liquid foi super tranquila e disseram-me ‘vai trabalhar com a Riot mas não nos deixes’. Tanto que o pessoal da Riot Games perguntou-me se eu queria meter no vídeo só Enigma ou Liquid Enigma e eu pedi para meter o segundo para dar um Shoutout à Liquid. A equipa [Team Liquid] ajudou-me muito porque eles contrataram-me quando eu estava na universidade e isso ajudou-me bastante e eu queria representar a equipa de alguma maneira no vídeo e o nome pareceu-me a maneira certa.

Há algum sonho ou objetivo que tenhas como Artista que ainda não tenhas realizado?

Enigma: Sim. Eu tenho andado a aprender 3D nem faz um ano e agora ter conseguido fazer um vídeo para a Riot Games é excelente. Contudo, o meu objetivo é trabalhar no cinema, fazer efeitos visuais em filmes tanto que à parte enquanto trabalho para a Team Liquid tenho andado a tirar cursos de Houdini para aperfeiçoar as minhas habilidades. Chego até a implementar algumas destas coisas que vou aprendendo nos trabalhos que faço.

No futuro espero vir a trabalhar em produções que trabalham para cinema e se especializam em efeitos visuais como 3D e CGI.

Obrigado pelo teu tempo Enigma e desejo-te a melhor sorte no futuro seja nos esports ou no cinema.


Para quem ainda não teve a oportunidade de ver o vídeo completo com os trabalhos do Enigma e de outros convidados podem revê-lo agora:

O novo episódio já está disponível no VALORANT com muitas novidades e um novo Battlepass.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, ,
PUB