Estão a chegar ao fim as temporadas de primavera das ligas regionais europeias – ERLs – e a Riot Games aproveitou para lançar as novidades do renovado EMEA Masters.

A Riot Games vai voltar a trazer novidades até ao torneio que permite às melhores equipas das ligas regionais EMEA mostrarem as suas habilidades num palco internacional. O EMEA Masters Spring será mais curto e o Summer traz um formato praticamente novo.

Para a primeira temporada do ano deste torneio, a Riot não trouxe grandes alterações. A qualificação será igual, continuam a participar 28 equipas, 16 no play-in, da qual 4 seguem para o Main Event, onde aguardam outras 12 equipas.

A única alteração nesta temporada será a duração do evento, que passará a ter apenas duas semanas, já a contar com o play-in. Isto significa que haverá mais jogos sobrepostos e mais equipas passarão fora de stream. O Spring Split será jogado entre os dias 15 e 28 de abril, logo após o fim das ERLs.

No Summer Split é que as coisas mudam completamente de figura. A Riot Games lançou inclusive uma imagem para demonstrar o novo formato:

A competição no verão passará a ter um total de 32 equipas, invés das habituais 28, e muda o formato do torneio. O evento terá 3 fases: Last Chance Qualifiers, Fase de Grupos e Playoffs. Isto significa que deixa de existir uma fase de play-in.

No novo Last Chance Qualifier, 24 equipas vão competir, mas apenas 3 seguem em frente para a fase de grupos. No total, cada região terá entre 1 e 3 equipas nesta fase.

Na segunda fase já estarão 13 equipas presentes, que aguardam o resultado do LCQ. Estas 13 equipas serão as campeãs de cada EMEA Regional League na respectiva temporada de verão.

As 16 equipas que compõem esta fase serão divididas em 4 grupos de 4 equipas e disputarão os grupos em séries Bo3. Com recurso ao formato GSL, duas vitórias significam passagem à fase seguinte, ao passo que três derrotas significam eliminação. Apenas as duas melhores equipas de cada grupo avançam para os playoffs.

Nas eliminatórias, oito equipas vão disputar uma bracket de dupla eliminação, com as melhores de cada grupo a começarem na Upper Bracket, e as segundas classificadas a começar na Lower Bracket. Todos os jogos desta fase serão disputados em Bo3, com a exceção da LB Final e da grande final, que serão Bo5.

As duas finalistas do evento vão competir ao vivo na Riot Games Arena, em Munique, na Alemanha. O evento decorrerá dentro da iniciativa LEC Roadshow.

A última temporada do EMEA Masters foi conquistada pela Karmine Corp, ao vivo em Montpellier, na França. Depois da conquista, a organização conseguiu adquirir uma vaga no LEC e compete agora ao mais alto nível da região EMEA.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB