Terminada que está esta nova fase de qualificação, que neste evento entrou como já fazendo parte integrante do MAJOR, com as alterações promovidas pela organização responsável pelo torneio (ELEAGUE), que com o consentimento da Valve – detentora dos direitos do jogo Counter-Strike: Global Offensive – resolveram chamar a esta primeira fase “New Challengers Stage”. Nesta fase, encontraram-se as 8 equipas não qualificadas da fase de grupos do último MAJOR e os 8 campeões de cada zona de qualificação dos chamados “MINORS”. 
Da fase de grupos do último MAJOR tivemos: Cloud9, Flipsid3, G2 Esports, NAVI, Mousesports, Sprout, FAZE e Vega Squadron. Já dos qualificadores de cada região, e devido a impossibilidade de participação da equipa Chinesa “Tyloo”, tivemos: Flash Gaming (Asia Minor #3), Quantum Bellator Fire (CIS Minor #2), Misfits (America Minor #2), Team EnVyUs (Europe Minor #2), Renegades (Asia Minor #1), AVANGAR (CIS Minor #1), Team Liquid (Americas Minor #1) e Space Soldiers (Europe Minor #1). E foi com estas equipas que ficou composto o grupo de 16 equipas a tentar a sua última chance de qualificação para o MAJOR.  
Em português houve várias transmissões através da Twitch. O Moreira e eu, juntamente com o Mucha e o Coontag, fomos acompanhando todas as incidências desta fase da competição. Tivemos um primeiro dia cheio de ação e com grandes jogos! Notou-se nas equipas a falta de competição e a dificuldade no arranque dos jogos, acredito eu que por vários motivos, sejam eles competitivos e ou estratégicos.  
Começamos o dia com um confronto muito renhido entre Vega e Renegades onde as apostas, segundo o desafio Pick’em da Valve, davam ligeira vantagem aos Renegades. No entanto, estes acabariam por ser derrotados neste confronto, jogado no mapa de_Mirage e com Nikolay “mir” Bityukov a ser o destaque da sua equipa e a impulsiona-los para a vitória. 
No segundo confronto deste primeiro dia, os mousesports enfrentaram os AVANGAR, com a equipa do Cazaquistão a conseguir bater o pé aos mousesports, complicando-lhes um jogo que todos acreditavam ser relativamente fácil, para a equipa capitaneada por “ChrisJ”. Os Cazaques conseguiram mesmo vencer a primeira metade do confronto, em “de_Mirage”, “obrigando” assim a sua homologa a ter de “puxar” de toda a sua experiência para conseguir terminar com sucesso este desafio. 
Terceiro embate do dia, entre FAZE e Liquid, o jogo em que muitos apostariam que até poderia ser fácil para os FAZE, porque a equipa dos Liquid não teria o seu lineup completo. Mas, mostrou-nos precisamente o contrário, com os Liquid a conseguirem fazer frente aos “Todos Poderosos” FAZE Clan, muito graças a “nitro” e “Twistzz”. No final, a vitória a sorrir aos FaZe neste confronto disputado em Overpass. 
Seguiu-se o embate entre os Flipsid3 e Misfits. Foi um jogo que, em análise prévia com o Mucha, até acreditávamos que poderia ser equilibrado, apesar dos Flipsid3 terem terminado o ano de 2017 numa má fase, pensámos que poderiam trazer aqui algo de novo e preparado para este qualificador, nomeadamente com a adição de “Seized” e com a possibilidade do veterano jogador de CS 1.6, “MArkelof”, voltar a pegar na AWP que tantas alegrias lhes deu. Por outro lado, tínhamos um lineup em que depositava muitas esperanças e acreditava que poderia ultrapassar com relativa facilidade este oponente. E foi o que se veio a verificar, com os Misfits a vencerem e a convencerem em Overpass e com “devoduvek” a mostrar o porquê de ter sido contratado para esta equipa. 
Confronto entre Sprout e Space Soldiers, com os primeiros a chegarem a esta qualificação vindos da fase de grupos do MAJOR anterior e os Space Soldiers como os cabeças de série da região europeia. Previa-se um grande embate, ainda assim com favoritismo para os Space, o que acabou por não se verificar, com a vitória a sorrir aos Sprout em Cobblestone. Foi um bom jogo, onde ficamos com a sensação que os turcos poderiam ter dado outra réplica, e onde se notou claramente que este era o primeiro confronto após um longo período de paragem competitiva por parte desta equipa.  
No jogo entre NAVI e Quantum Bellator Fire acabou por acontecer o que todos “apostamos” e acreditamos que poderia ser o desfecho desta partida. Com a equipa dos NAVI a não facilitar e a conseguir vencer de forma tranquila em, de_Inferno, a equipa russa com tranquilidade. 
G2 Esports vs Flash Gaming, aqui está um bom exemplo de surpresa, com a equipa dos Flash a conseguir dar réplica aos franceses. Apesar da dificuldade causada – também acredito pela longa paragem – conseguiram levar de vencida esta partida jogada em, de_Inferno, cumprindo assim com a sua obrigação tendo em conta o menor valor da equipa adversária. 
Chegamos assim ao último confronto do dia que se previa muito complicado para ambos os oponentes: Cloud9 vs EnVyUs. Se por um lado tínhamos a equipa dos C9, agora com Tarik. Por outro tínhamos os franceses, liderados por “Happy”, que queriam provar que ainda tinham uma palavra a dizer. Embora o resultado não tenha sido assim tão desequilibrado, vimos uns C9 muito mais fortes e dominadores. Fiquei sempre com a sensação que o jogo estava controlado e que sempre que a equipa norte-americana quisesse terminaria ali a partida. E foi o que acabou por fazer, num jogo que ainda assim pareceu mais difícil do que realmente foi no mapa, de_Cache. 
Ronda 

No segundo dia encontraram-se todos os vencedores do primeiro dia e todos os perdedores. Previa-se um dia bastante difícil para todos, com jogos muito disputados e interessantes. 
Enganei-me, pois, interessante foi apenas o jogo onde os orientais defrontariam os russos. Os Quantum levaram de vencida a equipa dos Flash Gaming, num jogo que ainda assim foi desinteressante pela falta de qualidade técnico-tática de ambas as equipas. Todos os restantes jogos do dia foram tranquilamente ganhos por uma das equipas, prova disso os resultados que podem consultar abaixo. 
2ª Ronda 
Vencedores 

Derrotados 

Terceiro dia e o primeiro de grandes decisões para Vega, G2, mousesports e C9, que tinham vencido os seus encontros até agora e chegavam a esta fase com a possibilidade de qualificação para a fase final. No outro extremo destas emoções encontravam-se os Flash, EnVyUs, Flipsid3 e os AVANGAR, que caso perdessem estariam arredados da possibilidade de no último dia chegar à tão desejada fase final. Se para uns se “previa o céu”, para outros esperava-os “o inferno”.  
Após os jogos deste terceiro dia, Cloud9 e G2 Esports acabariam por conseguir qualificar-se, enquanto Flash Gaming e Flipsid3 ficaram desde logo eliminados. Todas as restantes equipas teriam de passar a um quarto dia de competição para tentarem a sua qualificação.  
Ainda assim acabámos por ver grandes confrontos, como o jogo entre Vega e os G2, que se defrontaram em Overpass, levando o jogo até overtime, acabando a equipa francesa por garantir desde logo a sua qualificação. Durante o confronto, assistimos a trocas de liderança com os G2 a começar bem melhor e os Vega a responder com uma segunda parte completamente incrível, recuperando de um resultado desfavorável de 12-3.
3ª Ronda 
Equipas em “zona de Qualificação” 

“Zona de desempate”  
 
Equipas em “Zona de Eliminação”  

Chegamos assim ao dia de todas as decisões, com seis equipas a jogar para o apuramento para a fase final. 
Três delas a conseguirem-no desde logo, Vega, FAZE e Space Soldiers juntavam-se assim a G2 e C9, que no dia anterior tinham conseguido vencer os seus desafios. 
Previa-se então uma fase final extremamente competitiva, pois a Team Liquid, mousesports e NAVI, tinham sido as três equipas que não tinham conseguido vencer e iram encontrar os vencedores dos outros confrontos. 
Já a madrugada ia longa em Portugal, quando podemos assistir à qualificação das últimas três equipas que iram entrar para o quadro principal deste ELEAGUE CSGO MAJOR. Dos confrontos entre mousesports vs Renegades, AVANGAR vs Quantum Bellator e NAVI vs Liquid, iram sair então os apurados que foram: mousesports, NAVI e Quantum Bellator Fire.  
Por fim, e porque os 100 Thieves não conseguiram entrar em solo americano, abriu-se mais uma janela de oportunidade.  Team Liquid e AVANGAR jogaram para a possibilidade de uma delas se apurar, e acabou por ser a equipa norte-americana a conseguir a vitória e garantir entrada na fase final.  
Este último dia foi com certeza o mais competitivo e com a grande surpresa de apuramento, quanto a mim, a surgir do lado dos Quantum. De todas as equipas que conseguiu chegar ao quarto dia de competição, a que previa que teria menos hipóteses.
4ª Ronda 
Equipas em “zona de Qualificação” 

Equipas em “Zona de Eliminação”  

5ª Ronda  

Termino então esta revisão pelos primeiros dias de competição, deixando-vos os jogos da próxima fase (fase de grupos), agora designada (Legends Stage), onde teremos de ter em atenção esta equipa dos Quantum e ver até onde conseguiram chegar!? 
eleague major
Para uma próxima crónica deixo-vos a “dica” que irei escrever sobre as minhas previsões para a próxima fase…. 
Bons tiros 😉 
wesg chester moche
@ChesterHouseParty
Acompanha esta e outras novidades de CS:GO no meu Facebook e Twitter.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

, ,
PUB