Foi na passada noite que arrancou o último grande evento de CSGO antes do Major, o ELEAGUE CSGO Invitational 2019. Quatro equipas que estarão presentes no próximo Major medem forças em Atlanta nos estúdios da ELEAGUE para decidir quem leva para casa os 80,000 dólares americanos a atribuir ao vencedor.
Jogado numa árvore de eliminação dupla, as quarto equipas terão de se defrontar sempre em jogos à melhor de três mapas para decidir os vencedores das partidas. As equipas convidadas foram: BIG, CompLexity, Cloud9 e FaZe.

FaZe vs. Cloud9

A primeira partida da noite presenteou-nos com um remake da final do Major de Boston, que curiosamente foi também organizado pela ELEAGUE. A equipa dos FaZe volta a defrontar a equipa dos Cloud9.
O mapa escolhido pela equipa dos Cloud9 para iniciar este confronto foi Overpass. A equipa norte americana iniciou o mapa do lado atacante e de facto entrou em força. A equipa dos Cloud9 venceu mesmo as nove primeiras rondas da partida com a equipa dos FaZe a simplesmente não conseguiram lidar com o poderio atacante da equipa de William “RUSH” Wierzba que esteve em grande destaque pela sua equipa neste mapa, a primeira metade do mapa fixou-se em 12-3 a favor da equipa dos Cloud9. Na segunda metade do mapa, a equipa norte-americana entrou mesmo melhor. Com vitórias nas duas primeiras rondas da segunda parte do mapa, desde cedo a equipa dos FaZe teve de encarar a pressão de poder deixar o primeiro mapa fugir a qualquer momento. No entanto, a equipa internacional mostrou a sua resiliência e experiência disputando a partida ronda a ronda para conseguir mesmo empatar a partida e forçar o mapa a ir a prolongamento. Nas rondas suplementares de desempate, a equipa dos Cloud9 pura e simplesmente estiveram um nível acima da oposição. A equipa norte americana não perdeu qualquer ronda no prolongamento para fechar o primeiro mapa da partida com o resultado de 19-15 a seu favor.
O segundo mapa, escolhido pela equipa dos FaZe foi Mirage. Começando do lado defensivo do mapa a equipa dos Cloud9 entrou superior na partida vencendo as rondas iniciais. Porém, a equipa dos FaZe não permitiu que o seu adversário fugisse com a partida contrariando cedo a sua boa entrada. A primeira parte acabou por ser algo dividida com a equipa dos Cloud9 a conseguir superiorizar-se apenas na fase final da primeira parte do mapa com uma sequência de cinco rondas consecutivas que lhes permitiu sair a vencer no primeiro parcial por 9-6. Já na segunda metade do mapa voltamos a ter quase que como uma reedição dos acontecimentos do Overpass, a equipa dos Cloud9 a entrar forte na segunda parte chegou rapidamente à sua 14ª ronda para colocar a pressão em cima da equipa dos FaZe que por sua vez conseguiu retomar controlo da partida para empatar a partida em 15-15 para forçar o mapa a mais um prolongamento. E mais uma vez, a equipa dos FaZe acabou por quebrar por completo no prolongamento conseguindo vencer apenas uma ronda do mesmo. O resultado  do mapa fixou-se em 19-16 a favor da equipa dos Cloud9 que fixou a série em 2-0 a seu favor.
Um resultado que surpreende a maior parte dos peritos numa fase inicial do evento com a equipa dos FaZe a seguir para a lower bracket onde irá defrontar ao fim do dia de hoje a equipa perdedora da partida entre as equipas dos BIG e CompLexity, e o vencedor dessa mesma partida enfrentará a equipa dos Cloud9.

BIG vs. CompLexity

Na segunda partida da noite, foi a vez da equipa dos BIG defrontar a equipa dos CompLexity numa partida em que ambas as equipas estreiam novos jogadores em ambiente presencial, muitas dúvidas pairavam sobre a capacidade destas duas equipas fazerem a diferença em alta competição.
O primeiro mapa, escolhido pela equipa dos BIG foi Overpass. Começando do lado atacante do mapa, a equipa europeia desde cedo demonstrou a sua superioridade entrando melhor na partida conseguindo capitalizar da melhor forma sobre as suas iniciativas ofensivas para evitar uma entrada por parte da equipa dos CompLexity naquele que era em teoria o seu lado mais fácil do mapa. A equipa dos BIG conseguiu fechar a primeira metade do mapa em vantagem com um resultado de 9-6. Na segunda metade do mapa, a equipa dos BIG manteve a pressão sob o adversário com uma entrada forte no lado defensivo do mapa. Porém, a equipa dos CompLexity ainda ameaçou regressar ao mapa com uma boa sequência de rondas vencidas chegando mesmo a ameaçar forçar o primeiro mapa a prolongamento. No entanto, a equipa dos BIG acabou por conseguir fechar o primeiro mapa com um resultado apertado de 16-13.
A equipa dos CompLexity seleccionou Cache para segundo mapa da partida. Começando do lado atacante, a equipa norte americana entrou forte chegando a estar a vencer a partida por 5-0. Porém, a equipa dos BIG tomou controle da partida e a partir daí nunca mais o largou, a equipa europeia apresentou uma defesa intransponível para vencer a primeira metade do mapa por 10-5. Já na segunda metade do mapa a equipa dos BIG manteve o seu domínio total, com Owen “smooya” Butterfield à cabeça, a equipa europeia não deu absolutamente hipótese nenhuma à equipa dos CompLexity de voltar a partida vencendo seis das sete rondas disputadas na segunda metade para fixar o resultado do segundo mapa em 16-6 e da série em 2-0 a seu favor.


Assim ficou finalizado o primeiro dia do ELEAGUE CSGO Invitational 2019, as equipas dos BIG e dos Cloud9 defrontam-se amanhã por um lugar na grande final do evento. Enquanto que as equipas dos FaZe e CompLexity lutarão pela sobrevivência no torneio!
Lê as últimas novidades dos esports aqui.
PUB