Imagem de DeadShadow leva a LUA à conquista da Iberian Cup
Fotografia: OWN Zaragoza

A histórica Iberian Cup terminou no passado domingo com uma luta entre equipas lideradas por portugueses. DeadShadow e Crusher viram as suas equipas LUA Gaming e UCAM Esports encontrarem-se na grande final.

A Iberian Cup já teve vários formatos, começando como uma competição que reunia as equipas de Espanha e Portugal, posteriormente Itália, sendo que em 2025 foi quase como uma “taça espanhola”, reunindo exclusivamente equipas da Superliga, Circuito Tormenta espanhol e uma mix convidada, com o português Attila.

Apesar de não estarem representadas equipas portuguesas, a bandeira nacional esteve presente por vários membros das equipas espanholas. Para além de Attila, como Support dos LEGACY5, estiveram presentes: Knika, top laner da Ramboot, Time, Jungler da KOI Fénix, e os treinadores finalistas da UCAM e da LUA, Crusher e DeadShadow, respectivamente.

Estes dois últimos trilharam o caminho por toda a competição, jogada numa única bracket, chegando a uma final de luta técnica portuguesa nesta competição organizada pela LVP.

Na série à melhor de 5 da grande final, a equipa comandada por João “DeadShadow” Fernandes abriu as hostes e colocou um ponto de velocidade na qual queria jogar a série. A resposta da equipa de Diogo “Crusher” Brandão, que tem o apoio de uma equipa técnica portuguesa com Gaio, Diogoambf e Slayer, chegou de imediato, mas não surgiu efeito nas contas finais.

O resultado final da série deu num 3-1, fechando uma série rápida e simples para a equipa de João Fernandes. A final decorreu ao vivo no festival de gaming OWN Zaragoza 2025.

Esta conquista acabou mesmo por ser o ponto alto do ano deste treinador português na LUA, que já tinha chegado perto em 2024 da conquista da Iberian Cup, terminando pelo bronze. Na Superliga, a equipa nunca foi além da 4ª posição durante toda a temporada competitiva, fechando o circuito com chave de ouro.

O futuro da competição fica agora em dúvida, dado que a sua organizadora, a LVP, vai deixar a organização da Superliga para dar lugar a uma nova empresa, que não está ainda anunciada.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB