Um estudo realizado pela BetVictor e pela Universidade de Leeds analisou os efeitos que vários esports têm no ritmo cardíaco e stress dos jogadores.
O estudo foi realizado com recurso a 32 voluntários, com as idades compreendidas entre os 20 e os 26 anos, tendo sido utilizados vários jogos – CS:GO, Apex Legends, PUBG e Call of Duty: Warzone.
As pessoas sujeitas ao estudo foram dividas em dois grupos – um composto por pessoas familiarizadas com o jogo e outro por jogadores mais novatos – tendo cada um jogado várias vezes o seu jogo de eleição de forma a encontrar uma média nos valores recolhidos.
Segundo os resultados obtidos, o CS:GO foi o único jogo que fez o ritmo cardíaco diminuiu, apesar de serem diferenças mínimas. As medições foram feitas no início e no fim do jogo.
No entanto, o resultado foi positivo em todos os jogos no estudo aos níveis de stress – todos os jogadores apresentaram valores mais baixos após terminar o jogo em questão, sendo que a queda mais acentuada apresentou-se novamente no shooter competitivo da VALVE.
Apesar de tudo, é importante ter em conta que o estudo foi realizado a um número reduzido de jogadores.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.