O Counter-Strike 2 vai estar representado na Esports Nations Cup a ser disputada em Riade, na Arábia Saudita, entre os dias 10 e 15 de novembro.
1,320,000$ são os números assustadores do torneio agora anunciado e que irá juntar as melhores seleções do Mundo de Counter-Strike.
As seleções apenas poderão utilizar jogadores com a mesma cidadania e um máximo de três por equipa. Os clubes que abrirem mão de um trio vão poder colecionar pontos VRS no evento considerado VRS Tier 2.
A primeira fase do evento conta com 24 equipas a disputar uma fase de grupos em round-robin – quatro grupos de seis equipas. As quatro melhores de cada grupo seguem para os playoffs em árvore de eliminação simples.
Generations of skill unite under one national flag. @CounterStrike arrives at the Esports Nations Cup this November. Which nation will write the next chapter of esports history? pic.twitter.com/i8yT9l9XGa
— Esports Nations Cup (@ENC_EN) February 8, 2026
O ranking cutoff para o evento é 1 de junho e assim ficarão a ser conhecidas as equipas a disputarem um qualificador de duas fases – marcado para decorrer entre os dias 6 e 19 de julho.
Para conhecer os rosters elegíveis para o evento a organizadora utilizará um novo sistema de ranking, segundo foi anunciado.
Os qualificador nacionais vão decorrer em 96 países e territórios para serem conhecidas as melhores equipas de cada nação.
Preocupações levantadas
Vários nomes importantes da scene internacional levantaram questões relativamente ao interesse das equipas libertarem os seus jogadores para o evento.
O torneio que colidirá com a BLAST Rivals tem data marcada para 10 dias antes do Major de Counter-Strike.
So it clashes directly with BLAST Rivals.
10 days before the major!!
Requires orgs to give up players multiple times throughout the second half of the year.Are orgs are compensated for giving up their players?
Can’t see how any of this works with the current ecosystem tbh https://t.co/arJufPwycv
— Graham Pitt (@messioso) February 8, 2026
A organização da Esports Nations Cup garante às equipas uma compensação por cada jogador que for libertado para a competição, sendo que os valores diferem consoante a posição final da seleção.
Todas as informações sobre o evento de Counter-Strike podem ser encontradas aqui.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.
