Fotografia por: IOC/Greg Martin

A votação histórica que visava criar os novos Jogos Olímpicos de Esports decorreu há pouco e trouxe uma unanimidade na votação a favor desta nova era.

Já eram conhecidos alguns detalhes sobre a votação que iria decorrer hoje durante a 142ª sessão do Comité Olímpico Internacional. A proposta tinha como casa para a edição inaugural a Arábia Saudita, da qual surgiu um compromisso a 12 anos com o Comité Nacional Olímpico do país árabe.

Apesar de já ser praticamente garantido que seria aprovada a proposta, estando já fechado o protocolo para a realização do evento nesse país, só hoje decorreu a sessão que permitia validar esta decisão. Sem votos contra, ou abstenções, a proposta para a criação dos Jogos Olímpicos de Esports foi aprovada com unanimidade pelos 107 membros que compõem o comité.

Com esta aprovação, Thomas Bach, o Presidente do Comité Olímpico Internacional – IOC, declarou que “Esta é verdadeiramente uma nova era para o IOC. Com a criação dos Jogos Olímpicos de Esports, estamos a acompanhar a revolução digital.

O IOC já tinha criado em setembro passado uma Comissão de Esports, com vista a avaliar os desportos eletrónicos e a sua viabilidade como desporto olímpico. Depois de várias reuniões e propostas, já com as informações colectadas pela comissão criada para o efeito, chega finalmente a decisão que tem o poder de mudar o cenário do desporto eletrónico.

Este foi o momento da votação histórica:

Várias repórteres e figuras já tentaram saber que jogos poderão vir a ser incluídos nesta nova competição internacional. Segundo Rod “Slasher” Breslau, e confirmando as declarações da Comissão de Esports de há alguns meses, jogos como Counter-Strike, Call of Duty e até o VALORANT estarão fora da lista.

No género FPS só mesmo o Fortnite deverá escapar à regra. Slasher avança também que os títulos da Nintendo não deverão receber a autorização da marca para serem usados. Poderemos esperar League of Legends, Rocket League, Street Fighter, Tekken, simuladores de condução, NBA 2K, FIFA/EAFC e jogos mobile.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB