A equipa húngara PERA tem sido alvo de acusações nas redes sociais devido a suspeitas de cheating durante os últimos qualificadores online e até há quem peça entrada do VAR no Counter-Strike.
A polémica estalou devido às recentes qualificações da PERA para o RMR de acesso ao primeiro Major de Counter-Strike 2 e para a 19.ª temporada da ESL Pro League. Diversos atletas profissionais e muitos fãs têm acusado o quinteto húngaro de cheating nas partidas.
Depois do cenário que assombrou os qualificadores abertos para o Major, a polémica continuou agora com a vitória de PERA perante a Guild Eagles no qualificador europeu de acesso à ESL Pro League.
Flatron “juanflatroo” Halimi recorreu à rede social X para acusar os seus adversários. “Inaceitável, tantas equipas a fazê-lo 100% óbvio, alguém ainda se interessa por isto”, atirou o atleta.
Unacceptable, so many teams doing it 100% obvious, does anyone even give a fuck about it wowowowo
— juanflatroo (@juanflatrooo) January 25, 2024
As reclamações nas redes sociais continuaram a subir de tom e “smooya” juntou-se aos críticos da PERA: “Perder para cheaters em 2024 para lugar na Pro League. Tenha pena por ti irmão”, referiu em relação ao comentário do jogador da Guild Eagles.
Losing to cheaters in 2024 for pro league spots, I feel for you bro:( https://t.co/dsxcLIhvgc
— Owen Butterfield (@smooyacs) January 25, 2024
Também no X, o capitão da Eternal Fire Engin “MAJ3R” Küpeli veio pedir a entrada de uma espécie de VAR no Counter-Strike: “Precisamos do VAR no nosso desporto. Pessoas com conhecimento e experiência numa posição em que possam olhar para as provas relativamente a cheaters e ter o poder de banir ou cancelar jogos se necessário. Hoje em dia na Internet tudo é possível”, atirou.
We need VAR in our sport. People with knowledge and experience where they can watch evidences of probable cheaters and power to ban them or cancel a match if necessary. Nowadays in internet everything is possible. We want CLEAN CS2, CLEAN competition.
— MAJ3R (@Maj3r_) January 25, 2024
Apesar de todos os comentários, a PERA decidiu não falar sobre o caso. Os jogadores também não fizeram qualquer declaração pública sobre o tema e a ESL continua sem se pronunciar.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.