Fotografia por: ESL/Stephanie Lindgren

Sem tarefa fácil, a BIG EQUIPA continua a sonhar com as finais da ESL Impact League em Dallas e já tem os cenários de apuramento traçados.

Nesta 5ª feira, a NIP.fe voltou a sofrer mas foi feliz na jornada que tinha em atraso para BIG EQUIPA e Nigma Galaxy, mantendo a sua invencibilidade com duas vitórias tangenciais diante da Spirit.fe (16:14 Mirage, 19:16 Overpass).

As duas reviravoltas que a equipa operou nesta noite dão-lhe o primeiro lugar isolado e margem de conforto para a última jornada, enfrentando a equipa de Ana “Zana” Queiroz num jogo muito importante para as contas portuguesas.

BIG EQUIPA D7

A BIG EQUIPA quer regressar a uma cidade onde já foi feliz. (ESL/Stephanie Lindgren)

Com uma vaga direta nas finais presenciais de $123,000 e outra no Play-In Europeu de acesso à LAN, a corrida no Grupo A está reduzida a três equipas que podem muito bem fechar a fase regular com 12 pontos cada, obrigando a desempates.

Derrotada pela Nigma Galaxy por 2-0 na única partida onde não levou os 3 pontos para casa, a BIG EQUIPA depende apenas de si para carimbar o passaporte para os Estados Unidos da América, necessitando para isso de uma vitória implacável.

Antes de avançarmos, eis os critérios de desempate por prioridade:

  1. Pontos conquistados (entre as equipas empatadas)
  2. Diferença de mapas (entre as equipas empatadas)
  3. Número de mapas vencidos (entre as equipas empatadas)
  4. Diferença de mapas (Grupo)
  5. Número de mapas vencidos (Grupo)
  6. Diferenças de rondas (entre as equipas empatadas)
  7. Número de rondas ganhas (entre as equipas empatadas)
  8. Diferença de rondas (Grupo)
  9. Número de rondas ganhas (Grupo)

Nota: Todas as vitórias por Overtime são consideradas como um 16:15 para o vencedor, excepto em tiebreaker adicional.

Ainda com um confronto direto por realizar, esta é a posição atual das equipas em cada ponto do regulamento:

 

NIP

NGX

BIG

1. 3 3 0
2. 2 0 -2
3. 2 2 0
4. 7 4 3
5. 8 6 6
6. 3 8 -11
7. 31 61 21
8. 8 38 29
9. 126 125 131

 

Olhando para os dados acima, existe logo uma dedução óbvia que é possível fazer e que exclui a maioria dos cenários – caso a Nigma Galaxy vença, tudo o que não for uma vitória contra a NIP.fe por 2-0 deixa a BIG EQUIPA fora de Dallas.

A necessitar de recuperar terreno nos primeiros critérios de desempate (que se aplicam entre as equipas empatadas), a equipa portuguesa tem bons índices gerais no grupo mas de pouco lhe irá valer se não conseguir forçar o seu uso em tiebreaker.

Com efeito, vamos então olhar aos potenciais cenários que estão em cima da mesa para D7 e companhia pela ordem que mais interessa.


Vitória sobre NIP.fe (2-0 ou 2-1) e Nigma Galaxy perde com Astralis.fe

 

Indubitavelmente, este é o melhor cenário possível para a BIG EQUIPA – garante automaticamente o primeiro lugar do grupo à armada lusa e, sem contas adicionais, o apuramento para as finais de junho no Kay Bailey Hutchison Convention Center.

Neste caso, e mesmo com a derrota, seria NIP.fe a ir ao Play-In com a segunda classificada do Grupo B pela última vaga europeia na LAN.

 

Vitória sobre NIP.fe por 2-0 e Nigma Galaxy vence Astralis.fe

 

Obrigatória caso a segunda premissa se confirme, a vitória por 2-0 contra as Ninjas permitiria à equipa de Aida continuar na discussão ao anular os três primeiros critérios de desempate, igualando também a NIP nos pontos 4 e 5 do regulamento.

Neste cenário, o resultado da Nigma Galaxy seria importante para as contas – uma vitória por 2-0 dá ao antigo conjunto de JTR o primeiro lugar do grupo, já um triunfo por 2-1 mantém a incerteza no que diz respeito ao lugar cimeiro da tabela.

Relativamente a esta última hipótese, a BIG EQUIPA apenas conseguiria o 1º lugar caso conseguisse recuperar de uma diferença de 19 rondas para a NGX e juntasse uma adicional a esta, o equivalente a um duplo 16:06 diante das Ninjas.

Algo irrealista dada a qualidade da sua oponente, este cenário não é de todo impossível para a organização alemã que, para assegurar o prémio de consolação (Play-In), necessita de fazer algo parecido (recuperar de 14 rondas para a NIP).

Um duplo 16:09 no marcador ou diferença semelhante coloca a equipa portuguesa em igualdade com as Ninjas no ponto 6 e, por consequência disso, dá automaticamente o 2º lugar com um maior número de rondas ganhas no critério #7.

 

Derrota contra NIP.fe (ou qualquer outro cenário não descrito acima)

 

Qualquer que seja o resultado obtido pela Nigma Galaxy, este cenário não interessa e dita a eliminação da BIG EQUIPA na ESL Impact League S3.


 

Em suma, pelas 18:30 do dia 12 de abril, a BIG EQUIPA terá de vencer a sua partida e colocar termo à invencibilidade da NIP na prova, querendo fechar os mapas o mais rapidamente possível para recuperar de uma diferença de 14 rondas.

Caso consiga fazê-lo, garante o Play-In na pior das hipóteses e ainda poderá ter o 1º lugar mediante o que a Nigma Galaxy conseguir fazer, condição que é garantida automaticamente com um 2-0 e 20 rondas de diferença (32:12 no BO3).

Sem impossíveis para o representante nacional, a derradeira partida da fase de grupos poderá ser acompanhada na Twitch.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB